A recuperação de um transtorno alimentar não ocorre rapidamente, e muitas pessoas que sofrem de uma delas recaem antes de poderem ver completamente a alimentação normal. Segundo HelpGuide.org, a recuperação inclui tratamento, apoio e autoajuda. Criar um plano alimentar irá ajudá-lo a ingerir quantidades adequadas de alimentos, além de alcançar um peso saudável e uma boa saúde. Os dois distúrbios alimentares mais comuns são anorexia e bulimia. Você precisará trabalhar com seu médico para criar um plano de tratamento para sua situação específica.
Comece seu plano de refeições gradualmente. Seu estômago precisará se ajustar aos seus novos objetivos alimentares mais saudáveis. Se você é anoréxica, está acostumado a ingerir quantidades tão pequenas que uma refeição completa pode deixá-lo doente no começo. Se você sofre de bulimia, você pode não se sentir satisfeito com uma quantidade menor de alimentos, pois você pode estar acostumado a comer grandes quantidades de comida de uma só vez. Adicione ou evite alimentos em pequenos incrementos para que você não fique sobrecarregado imediatamente.
Coma em horários regulares todos os dias. Um plano de alimentação estruturado permite-lhe comer em horários regulares, bem como planejar o que e quanto vai comer. Prepare um plano de refeições semanais e preencha o que você vai comer para cada refeição e lanche. No começo, fique com os alimentos que você está confortável comendo e gradualmente adicione aqueles que são alimentos desencadeantes ou alimentos proibidos.
Coma de todos os grupos de alimentos. Porções adequadas de frutas, legumes, carnes magras, laticínios com baixo teor de gordura e grãos integrais irão mantê-lo saudável, garantindo que a ingestão de nutrientes esteja nos níveis recomendados todos os dias. Siga a Pirâmide do Guia Alimentar para ajudá-lo a determinar quanto de cada grupo você deve consumir todos os dias.
Mantenha um diário alimentar. Anote tudo o que você comeu, o que estava fazendo e como se sentiu quando estava comendo. Isso permite que você veja quais coisas fazem com que os sintomas do transtorno alimentar se repitam e que sentimentos levam a padrões alimentares desordenados. Usar isso pode ajudá-lo a encontrar métodos alternativos de conforto nesses momentos, como conversar com um amigo ou dar um passeio.
Configure um sistema de suporte. Ter pessoas nas quais você pode confiar quando as coisas estão difíceis o ajudará na recuperação. Isso pode consistir em pacientes com transtornos alimentares, familiares, amigos e um terapeuta. Saber que você tem alguém para animá-lo e incentivar seus esforços pode ir muito longe para manter um padrão alimentar normal.
Consulte o seu médico. Se você está tendo problemas para aderir ao seu plano alimentar e estão voltando para comportamentos anoréxicos ou bulímicos, ligue para o seu médico. Muitas pessoas que se recuperam de um transtorno alimentar também se beneficiam da busca por terapia para modificar seus comportamentos. O seu médico pode fornecer-lhe uma referência para isso e também pode dar-lhe conselhos e sugestões sobre como atingir os seus objetivos alimentares normais.