Uma dieta saudável pode ser definida de várias maneiras. A pesquisa mostrou a necessidade de certos componentes, e as recomendações nacionais foram feitas de acordo. Além desses nutrientes gerais, preferências pessoais e restrições alimentares também devem ser consideradas individualmente. Embora uma dieta saudável pode abranger uma grande variedade de estilos de comer, existem algumas características que se destacam.
Foco em Frutas e Legumes Frescos
Frutas e vegetais frescos são alguns dos alimentos mais benéficos quando vem para nutrientes. As Diretrizes Dietéticas para os Americanos recomendam que os adultos comam 2 xícaras de frutas e 2 1/2 xícaras de vegetais por dia. Cada tipo de fruta e vegetais fornece uma combinação única de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo, pelo que as dietas mais saudáveis incluem uma vasta gama de produtos. As verduras escuras e ricas são ricas em vitaminas K e C e folato. Batatas fornecem potássio; bagas fornecem vitamina C, fitoquímicos e flavonóides. Além disso, frutas e vegetais estão cheios de fibras, o que promove um sistema gastrointestinal saudável. Eles também são mais baixos em calorias, o que é benéfico para perda de peso e manutenção.
Mais Grãos Inteiros
Uma dieta saudável é rica em grãos integrais. Ele inclui poucos grãos refinados, ao contrário dos alimentos que usam farinha branca processada e produtos de panificação embalados. Pão integral, bagas de trigo, aveia, trigo sarraceno, quinoa, arroz preto, pipoca e cevada caem no grupo de grãos inteiros. Além de fornecer fibras e vitaminas, como a vitamina E, os grãos integrais têm sido associados a um risco reduzido de doenças cardiovasculares. É recomendado que os adultos comam de 6 a 8 oz. de grãos todos os dias, e a maioria das fontes deve ser grãos integrais.
Proteína Densa em Nutrição
Independentemente de você optar por comer carne, a proteína é importante para o crescimento e desenvolvimento muscular e função normal do corpo. Os adultos devem consumir 5 a 6 oz. de proteína por dia. Existem muitas fontes de proteína para escolher; uma dieta saudável inclui aqueles que são mais magros ou fornecem um benefício nutricional adicional. Por exemplo, aves, cortes magros de carne bovina e suína e ovos são fontes de proteína que fornecem vitaminas e minerais, como vitamina B12, ferro e zinco. Além disso, peixes gordurosos, como o salmão, fornecem ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração. Feijões e legumes de todas as formas fornecem proteína enquanto contribuem com fibra alimentar. Os produtos lácteos são mais conhecidos por sua contribuição de cálcio.
Alimentos processados com limite
Alimentos processados e embalados encontrados na maioria das lojas de conveniência e prateleiras de supermercados são muitas vezes cheios de sódio, aditivos, conservantes, excesso de açúcar e gordura insalubre . Além disso, refeições congeladas e fast food também podem conter esses componentes não saudáveis. Uma dieta saudável contém uma quantidade limitada desses alimentos e se concentra em alimentos frescos, integrais e naturais. Se você consumir alimentos embalados, procure aqueles que contenham o menor número de ingredientes e ingredientes que você entenda completamente.
Gorduras Saudáveis
Escolher os melhores tipos de gorduras na dieta pode ser uma chave importante para uma dieta saudável. Você deve consumir não mais do que 25 a 35% de suas calorias diárias totais de gordura, e a gordura saturada deve ser inferior a 10% de suas calorias. Escolha óleos à base de plantas, nozes e sementes para aumentar a ingestão de gorduras poli-insaturadas que são saudáveis para o coração e restringir a ingestão de manteiga, laticínios integrais e carnes gordurosas, como linguiça, bacon e hambúrguer. Minimize o consumo de ácidos graxos trans, um tipo de gordura especialmente não saudável, diminuindo a ingestão de produtos assados preparados e verificando as etiquetas dos produtos para essas gorduras. , , ] ]