Efeitos colaterais positivos
Diminuindo o seu consumo dependência de alimentos processados significa menos exposição a produtos químicos, toxinas e anti-nutrientes. Um monte de alimentos processados é rico em carboidratos refinados e açúcares e falta de vitaminas e minerais naturais. Comer muitos alimentos processados contribui para o ganho de peso e doenças crônicas. Mudar para uma dieta de homem das cavernas pode ajudá-lo a perder peso e diminuir a inflamação causadora de doenças. Um estudo publicado no "European Journal of Clinical Nutrition" em agosto de 2009 descobriu que mesmo quando acompanhada por apenas 10 dias, uma dieta de caçadores-coletores resultou em melhorias na pressão arterial, tolerância à glicose e perfil lipídico, bem como mudanças positivas na secreção de insulina e sensibilidade.
Depleção de energia
Como a dieta do homem das cavernas evita todos os grãos, feijões, legumes e, em algumas versões da dieta, as batatas, você pode se deparar com poucos carboidratos. Você obterá carboidratos a partir de vegetais verdes folhosos, amido e frutas, mas você ainda pode não ter o suficiente para fornecer ao seu corpo o combustível necessário para prosperar. Uma típica dieta de homem das cavernas fornece apenas 23% das calorias provenientes de carboidratos, informa o "US News and World Report", em comparação com o mínimo de 45% recomendado pelas atuais diretrizes dietéticas. Carboidratos são a principal fonte de combustível do seu corpo, e se suas necessidades de energia são altas - especialmente se você é um atleta ou até mesmo um guerreiro de fim de semana - um plano paleo pode deixar você se sentindo exausto. Lentidão é um possível efeito colateral, e seu corpo também pode queimar um pouco de massa muscular magra como combustível.
Deficiências Nutricionais A maioria das versões da dieta do homem das cavernas demoniza alimentos geralmente reconhecidos como saudáveis, incluindo aveia, homus e iogurte. Colocar esses alimentos na mesma categoria de bolo e chips faz pouco sentido nutricional. Banir grupos inteiros de alimentos de sua dieta também pode privá-lo de nutrientes valiosos. No caso da dieta homem das cavernas, isso pode significar que você vai se tornar deficiente em cálcio e vitamina D. - comer desordenado
Seguir estritamente uma dieta homem das cavernas pode tornar difícil comer em eventos familiares, eventos e restaurantes. Você não pode ter certeza de que esses lugares fornecem alimentos aprovados por dietas para homens das cavernas, como apenas carnes alimentadas com capim e óleos vegetais não refinados. A adesão rigorosa a uma dieta de homem das cavernas pode torná-lo obsessivo com as refeições e fazer com que você se sinta culpado por comer alimentos, como feijão preto ou cevada, que são considerados saudáveis pela maioria dos nutricionistas. não tinha escolha a não ser escolher alimentos naturais e animais silvestres na hora das refeições. Com o advento de alimentos altamente processados, muitos dietistas têm que sair do caminho e gastar muito dinheiro para obter os ingredientes mais naturais. Uma dieta baseada em carne alimentada com capim e peixe capturado rapidamente resulta em um orçamento alimentar exagerado. Grãos integrais e grãos são formas baratas e nutritivas de preencher sua dieta, mas estão fora dos limites do plano do homem das cavernas.