As ferramentas certas são uma parte crucial de realizar seus objetivos alimentares. Se você pretende cortar o açúcar, comer mais frutas e verduras ou diminuir o total de calorias, uma tabela de dieta pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo. Sua tabela de dieta é uma ferramenta de automonitoramento que serve como um registro visual do que você está comendo. Existem várias maneiras de criar um gráfico de dieta e, independentemente do que você escolher, a parte mais importante é atualizá-lo de forma consistente.
Rastrear:
Reserve um tempo para pensar sobre o que você gostaria gostaria de acompanhar. Se seu objetivo é zerar em áreas onde sua dieta precisa ser melhorada, acompanhe seus hábitos alimentares diários. Registre o tamanho das suas porções e a quantidade de calorias e macronutrientes - proteína, carboidratos e gordura - que você consome. Leia os rótulos dos alimentos e registre a quantidade de gordura saturada e insaturada que você está comendo. Acompanhe a quantidade de açúcar em sua dieta e anote se é proveniente de alimentos naturalmente doces, como frutas ou alimentos processados. Isso fornece uma visão mais completa de onde você precisa fazer alterações.
Como rastrear
Aproveite a tecnologia com um aplicativo gráfico de smartphone ou software on-line. Esses programas rastreiam a ingestão de macronutrientes, fornecem dicas sobre escolhas alimentares mais saudáveis, calculam as calorias queimadas com base na atividade física e apresentam bancos de dados de alimentos para eliminar o trabalho de adivinhação. Um gráfico pronto para impressão é conveniente, mas eles normalmente vêm como estão, sem opção de edição. Crie manualmente seu próprio gráfico usando um programa de planilha. Isso lhe dá controle sobre a aparência do gráfico. Imprima e coloque na sua geladeira como um lembrete visual de seus objetivos.
Criando seu gráfico
Criar gráficos de dieta em aplicativos de smartphone ou com software on-line é tão simples quanto escolher seu modelo e conectar o que você deseja coma cada dia. Quanto aos gráficos manuais, é aqui que entra a criatividade. Crie seu gráfico com base no que você está rastreando. Por exemplo, se você está acompanhando seus hábitos alimentares diários, use uma linha da planilha para cada refeição - café da manhã, almoço, jantar e lanches. Crie colunas separadas para o que você comeu, calcule as calorias e o tamanho das porções e uma coluna para registrar o que você estava fazendo ou como estava se sentindo no momento. Use um gráfico por dia ou crie colunas na planilha para cada dia da semana. Designe cores diferentes para cada coluna para facilitar a leitura do gráfico.
Avalie regularmente
Revise seus gráficos regularmente para verificar se está atingindo suas metas. Por exemplo, se seu objetivo é reduzir suas calorias, verifique se você manteve suas porções pequenas e fez escolhas alimentares saudáveis em vez de alimentos gordurosos ou açucarados. Procure padrões de alimentação quando não estiver com fome ou comer muito. Verifique se você está comendo sua quantidade de frutas e vegetais e qualquer outra meta que possa ter. Se você perceber que está comendo lanches processados e açucarados, por exemplo, inclua alimentos mais naturalmente doces, como frutas.