casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Existe um risco de pancreatite com a dieta Paleo?

A indústria da dieta está crescendo com dietas especializadas - planos que prometem perda de peso ou uma melhora em sua saúde seguindo uma dieta rígida e às vezes restritiva. Uma dessas dietas é a dieta Paleo, ou Caveman, uma dieta baseada nos alimentos consumidos durante a era paleolítica da história humana. Os defensores da dieta afirmam que ela pode reduzir o risco de problemas de saúde que afetam muitos americanos hoje, incluindo distúrbios metabólicos e diabetes. No entanto, dados científicos que apóiam as alegações de saúde da dieta continuam escassos, e a natureza rica em gordura da dieta Paleo pode aumentar o risco de pancreatite em alguns casos.

Sobre a Dieta Paleo

A dieta Paleo é baseada com a ideia de que você deve consumir uma dieta semelhante à dos seres humanos que vivem na idade paleolítica. A dieta inclui uma forte ênfase no consumo de produtos de origem animal - incluindo ovos e uma variedade de carnes - suplementada com legumes, nozes e frutas. A maior parte da sua ingestão de calorias na dieta Paleo é de gordura animal e proteína, com apenas uma pequena quantidade de sua ingestão diária de energia proveniente de carboidratos. Como a maior parte da gordura consumida na dieta Paleo vem de fontes animais, e não de plantas, os indivíduos que seguem a dieta Paleo consomem grandes quantidades de gordura saturada.

Efeito no seu pâncreas

dieta, como a dieta Paleo, pode prejudicar o pâncreas e potencialmente aumentar o risco de pancreatite, uma condição caracterizada pelo excesso de inflamação no pâncreas. O consumo de grandes quantidades de gordura saturada aumenta os níveis de triglicerídeos - moléculas de gordura - na corrente sanguínea, de acordo com a Johns Hopkins Medicine. Os triglicérides sanguíneos elevados provam-se inflamatórios ao pâncreas e podem levar à pancreatite. Como resultado, os indivíduos com pancreatite normalmente seguem dietas com baixo teor de gordura e, portanto, devem evitar a dieta Paleo.

Outras preocupações

A natureza restritiva da dieta Paleo pode prejudicar ainda mais o pâncreas e contribuir potencialmente para a pancreatite . Seu pâncreas depende de uma série de nutrientes de sua dieta, e deficiências de várias vitaminas - incluindo vitaminas A, B, C, E e D - podem ser prejudiciais para pessoas com pancreatite, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Como a dieta Paleo limita sua ingestão de frutas, vegetais e nozes, que normalmente fornecem fontes dessas vitaminas, seguir a dieta Paleo pode levar a deficiências nutricionais que podem afetar negativamente seu pâncreas, bem como sua saúde geral.

Se você estiver interessado em seguir a dieta Paleo, você deve primeiro consultar seu médico. Além do risco de desenvolver pancreatite durante a dieta, seguir a dieta Paleo pode piorar uma condição existente no pâncreas e prejudicar sua saúde. Seu médico pode realizar uma avaliação médica para avaliar sua saúde atual e recomendar uma dieta balanceada que incorpore os aspectos positivos da dieta Paleo - como limitar o consumo de alimentos processados ​​- sem aumentar o risco de pancreatite.