O câncer de próstata ocorre quando as células cancerígenas se desenvolvem em sua próstata. A maioria dos tumores de próstata crescem gradualmente sem causar danos por décadas, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Quando diagnosticado precocemente, mais de 90% dos casos podem ser tratados com sucesso. Embora uma dieta saudável não cure a doença, ela pode fortalecer seu sistema imunológico, ajudar a prevenir ou gerenciar complicações e melhorar sua qualidade de vida.
Frutas e Legumes
Frutas e hortaliças são fontes primárias de antioxidantes - nutrientes que neutralizam as moléculas prejudiciais que podem causar danos permanentes em seu corpo e levar ao câncer. Embora todas as frutas e hortaliças ricas em antioxidantes proporcionem benefícios, dietas ricas em licopeno antioxidante, predominantes em tomates, têm casos mais baixos de câncer de próstata, segundo o American Cancer Institute. Incorporar uma variedade de frutas e legumes em suas refeições e lanches para os mais amplos benefícios da dieta. Outras variedades particularmente altas em antioxidantes incluem bagas, frutas cítricas, kiwi, goiaba, folhas verdes, brócolis, couve de Bruxelas, pimentão e abobrinha. Smoothies de frutas e sopas de vegetais oferecem opções úteis se o seu apetite é reduzido devido ao tratamento do câncer.
Amidos
Amidos, como batatas, pães, cereais e massas, fornecem glicose - principal fonte dietética do seu corpo energia. Se o seu médico recomendar uma dieta pobre em fibras após a cirurgia ou administrar diarreia ou outros efeitos colaterais do tratamento do câncer, a American Cancer Society sugere pães brancos, rabanadas, waffles e arroz, pretzels, massas simples enriquecidas e cereal de arroz instantâneo bem cozido como opções úteis. Caso contrário, grãos integrais fornecem mais proteína, micronutrientes e fibras. Alimentos nutritivos integrais incluem pães e bolachas integrais, arroz selvagem, arroz integral, farinha de aveia com corte de aço, cevada perolizada, macarrão de trigo integral e pipoca com ar.
Nozes, sementes e óleos vegetais
sementes e vegetais fornecem gordura saudável e insaturada para o coração e nutrientes úteis, incluindo a vitamina antioxidante E. Embora a pesquisa seja limitada, a vitamina E pode ajudar a bloquear o desenvolvimento de células de câncer de próstata, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Fontes ricas de vitamina E incluem amêndoas, óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, sementes de girassol, óleo de cártamo e avelãs. O Instituto Nacional do Câncer também sugere nozes como formas úteis de aumentar sua ingestão de calorias e nozes e sementes como alimentos ricos em fibras para o tratamento da constipação associada ao tratamento do câncer. Tente petiscar nozes mistas ou sementes de girassol, cobrir bolachas com manteiga de amendoim ou amêndoa e grelhar pão sobre azeite ou óleo de canola para dar mais sabor e calorias.
Carne, Ovos e Peixe
Carne, ovos e peixe são algumas das mais ricas fontes alimentares de proteínas que promovem a reparação tecidual, a função do sistema imunológico e a força física importantes para a recuperação. O Instituto Nacional do Câncer descreve carne bovina tenra, grelhada ou assada, frango e peru sem pele, ovos e peixe escalfado ou assado como alimentos "fáceis de comer no estômago", particularmente úteis durante surtos de náusea e /ou vômito. Peixes de água fria, como salmão, atum voador, arenque, truta do lago, linguado, sardinha, alabote e cavala, fornecem o benefício adicional dos ácidos graxos ômega-3 - gorduras essenciais que podem ajudar a aliviar a inflamação. Como a carne rica em gordura e as gemas de ovo são ricas em gordura saturada e colesterol, escolha carnes magras e claras com mais freqüência.