A American Diabetes Association publicou extensas recomendações dietéticas para adultos com diabetes na edição de novembro de 2013 do "Diabetes Care". Neste relatório, a associação não recomenda qualquer dieta específica que todas as pessoas com diabetes devam seguir. Em vez disso, a ADA fornece uma estrutura para uma alimentação saudável que pode ser adaptada às preferências pessoais e às necessidades individuais. Geralmente, a ADA recomenda uma dieta composta principalmente de alimentos integrais ricos em nutrientes. Isso significa comer alimentos naturais e não processados sempre que possível e evitar fast food. Apontar para comer uma variedade de alimentos nutritivos, incluindo vegetais nonstarchy, carnes magras, produtos lácteos com baixo teor de gordura e gorduras e óleos saudáveis.
Nonstarchy Vegetais
A ADA recomenda que você preencha metade do seu prato com vegetais nonstarchy . Tais vegetais são potências nutritivas, mas pobres em calorias e carboidratos, portanto, o preenchimento de vegetais pode ajudar no controle das porções. A lista de vegetais nonstarchy inclui folhas verdes, como espinafre, couve, couve, nabos, mostarda e alface. Brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas são perfeitos para assar ou cozinhar. Aipo, cenouras, rabanetes e tiras de pimentão fazem bons lanches e salgadinhos. Cogumelos, cebola e alho são facilmente adicionados a sopas, ensopados e omeletes. Então, coloque legumes na lista de compras e carregue seus favoritos.
Carnes magras e peixes gordurosos
A proteína é uma parte importante de uma dieta saudável. Em pessoas com diabetes tipo 2, a proteína pode melhorar a capacidade do organismo de responder à insulina. Boas fontes de proteína incluem frango, peru, cortes magros de carne bovina e suína, ovos, tofu e queijo com baixo teor de gordura.
A ADA recomenda que você coma peixe duas vezes por semana. Escolha peixe gordo, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum voador. Estes são todos ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem ter um efeito positivo sobre o colesterol no sangue e também ajudar a reduzir outros fatores de risco para doenças cardiovasculares. Como frutas e legumes, como frutas, são embalados com nutrição e são relativamente baixos em calorias e carboidratos. Para variar, pense além da maçã básica e tente algo dessa lista: amoras, framboesas, morangos, pêras, manga, papaia, uma suculenta laranja ou figos. De acordo com a ADA, comer frutas resulta em melhor controle de açúcar no sangue do que ingerir a mesma quantidade de calorias e açúcar de alimentos como biscoitos e bolos. Então, quando você realmente quer algo doce, escolha frutas em vez disso.
A ADA também recomenda 2 a 3 porções por dia de laticínios com pouca gordura. Boas escolhas incluem iogurte natural e queijo cottage.
Gorduras saudáveis
De acordo com a ADA, a quantidade ideal de ingestão de gordura para pessoas com diabetes ainda não foi determinada, e o tipo de gordura consumida parece ser muito mais importante que a quantidade. Gorduras monoinsaturadas, ou MUFAs, são recomendadas sobre a gordura saturada. De acordo com o relatório de recomendações da ADA de 2013, alguns estudos mostraram que uma dieta rica em MUFA pode ajudar no controle do açúcar no sangue e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Alimentos ricos em MUFAs incluem azeite, manteiga de amendoim, abacate e muitas nozes. As nozes de macadâmia são especialmente altas em MUFAs. Lembre-se, no entanto, que todas as nozes e manteigas têm alto teor calórico, então comê-las com moderação.