Desenvolvido por um treinador de celebridades e ter um nome atraente, você pode pensar que a dieta de 5 fatores é apenas outra dieta de moda passageira. No entanto, você estaria errado. A dieta de 5 fatores é apenas um plano muito simples para ajudá-lo a desenvolver uma alimentação saudável e hábitos de exercício. Harley Pasternak, um especialista em dieta, desenvolveu a Dieta de 5 Fatores para ensinar as pessoas a perder peso com cinco refeições diárias contendo cinco ou menos ingredientes, preparadas em menos de cinco minutos por refeição.> Cada uma das cinco refeições do plano de dieta de 5 fatores deve ter uma proteína pobre em gordura, um carboidrato complexo com baixo índice glicêmico, fibra, gordura saudável e água ou outra bebida sem açúcar. Além disso, cada refeição deve levar apenas cerca de cinco minutos para ser preparada. O plano de dieta de cinco fatores também inclui um dia de "fraude", em que as regras não precisam ser seguidas.
Um exemplo de uma refeição aceitável na dieta de 5 fatores seria uma omelete feita de clara de ovo e queijo magro que fornece a proteína magra, brócolis que fornece fibra, spray de óleo de cozinha fornecendo a gordura saudável, sal, pimenta e outros temperos secos, e servido com pão integral torrado fornecendo fibra e carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. Água, a bebida sem açúcar, completaria essa refeição. Simples de preparar, este tipo de omelete é pobre em calorias, rico em proteínas, rico em carboidratos complexos e fibras e muito pobre em gordura.
Baixos requisitos glicêmicos
Alimentos com baixo índice glicêmico são alimentos que não causam um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue depois de comê-los. Exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico incluem amendoim, alcachofra, aipo, pepino, iogurtes com baixo teor de gordura e sem gordura, cevada, ervilha, lentilha, leite desnatado, espaguete de trigo integral, pão integral, feijão e batata doce. Carboidratos que causam o aumento dos níveis de açúcar no sangue não fazem parte da dieta dos 5 fatores. Estes incluem pães brancos e pãezinhos, waffles e batatas.
Exercício
Um dos "5's" no Plano de 5 Fatores de Dieta inclui cinco dias de exercício. Este é um componente essencial da dieta e também de um estilo de vida saudável em geral. É uma das razões pelas quais esta dieta não é uma moda passageira. Opções alimentares sensatas e exercícios quase diários são essenciais para uma boa saúde. Não requerendo exercício todos os dias ajuda a manter aqueles que seguem o plano de dieta de se sentir sobrecarregado. Muitas pessoas abandonarão um programa de perda de peso se se sentirem muito constrangidas dentro de seus parâmetros. Factoring na possibilidade de não ser capaz de exercer todos os dias da semana ajuda as pessoas a manter o plano.
Cheat Days
A dieta de 5 fatores permite expressamente um "dia da fraude" por semana. Neste dia, as pessoas que seguem o plano podem comer o que quiserem. Semelhante a não exigir exercício todos os sete dias por semana, permitir um dia de cheats por semana ajuda as pessoas a manter o plano. Se você sabe que pode sempre comer aquela barra de chocolate que você está desejando no dia da sua fraude, e ainda se considerar fazendo dieta, então é mais provável que você se atenha ao plano como um todo.
Benefícios
Fator Plano de dieta propõe adere à dieta por pelo menos cinco semanas para ver os resultados. Isso reduz as expectativas de uma perda de peso rápida, concentrando-se mais em mudar hábitos pouco saudáveis. O plano de dieta ajuda você a escolher alimentos saudáveis em pequenas porções que são rápidas e fáceis de preparar. Todo o plano de dieta não requer mudanças drásticas nos hábitos alimentares e estilos de vida da maioria das pessoas. As pessoas ainda podem sair para comer - particularmente no dia da fraude - e não precisam desistir de suas comidas favoritas. Os benefícios gerais incluem um hábito de comer saudável e exercícios regulares ao longo da vida.
Desvantagens
Uma grande desvantagem do Plano de Dieta de 5 Fatores é que requer algum aprendizado, planejamento e preparação. Na maioria dos dias, você precisará escolher os alimentos com baixo índice glicêmico recomendados em comparação a seus equivalentes de alto índice glicêmico que você apreciou no passado. Isso pode exigir que você aprenda quais alimentos pertencem a qual grupo. Além disso, como são necessárias cinco pequenas refeições, se você está sempre fora de casa, no trabalho, em reuniões ou levando crianças para fazer tarefas, pode ser difícil comer cinco pequenas refeições a cada três ou quatro horas.