"Superfood" é um termo popular na indústria de alimentos saudáveis. Refere-se a alimentos que são baixos em calorias e ricos em nutrientes. Como a pílula mágica de saúde ainda não foi inventada, os superalimentos são a melhor aposta do corpo. Estes alimentos ricos em antioxidantes reduzem o risco de doenças fatais como o câncer, de acordo com a American Cancer Society, ao mesmo tempo em que nos permitem atender às nossas necessidades nutricionais diárias.
Superpeses incluem a maioria das frutas e vegetais, bem como outros alimentos como iogurte, salmão e cevada. O brócolis é um dos principais vegetais porque contém cálcio, ácido fólico, fibras e vitaminas A, C, K, E e vitaminas B, de acordo com os "Alimentos mais saudáveis do mundo". As bagas são consideradas um dos melhores tipos de fruta porque são ricas em antioxidantes que combatem doenças. Como diferentes frutas e vegetais contêm diferentes vitaminas e minerais, é melhor consumir uma variedade.
Superalimentos requerem uma preparação saudável. Certifique-se de comprar frutas frescas em vez de enlatadas e não adicione açúcar. Tente consumir legumes crus sempre que possível, e evite molhos e molhos pouco saudáveis como rancho ou queijo azul. Para uma alternativa saudável, misture a mostarda com um pouco de mel. Quando cozinhar superalimentos como salmão e cevada, use azeite - outro superalimento - em vez de manteiga. Finalmente, certos tipos de iogurte são carregados com conservantes e açúcar. Procure por um iogurte natural sem gordura e acrescente mel para um toque de doçura natural.
Benefícios
Os superalimentos oferecem uma variedade de benefícios para a saúde. Como eles têm poucas calorias, os superalimentos são uma ótima maneira de perder ou controlar o peso. Muitos superalimentos também são ricos em fibras, o que promove a saúde digestiva; cálcio, que promove a saúde óssea; ou ácidos graxos ômega-3, que promovem a saúde do coração.
Equívocos
Muitas pessoas adotam uma filosofia de tudo ou nada para a nutrição, mas isso não deve ser o caso. É quase impossível desistir de todos os alimentos não saudáveis e consumir apenas superalimentos. A chave é comer o máximo possível de superalimentos e praticar o controle das porções com todo o resto. Como regra geral, tente consumir de três a cinco porções de frutas e vegetais por dia, duas porções de peixe por semana e uma porção de iogurte por dia.
Aviso
Como a popularidade dos superalimentos aumenta , os fabricantes estão introduzindo uma ampla variedade de suplementos para imitar os efeitos desses alimentos. Como os suplementos não são regulados pelo FDA, eles podem representar riscos desconhecidos à saúde. Sempre verifique com um médico antes de tomar qualquer coisa nova. Sempre que possível, opte por superalimentos em vez de super suplementos.