O Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard tem alguns conselhos simples para se alimentar bem. Para obter os nutrientes de que precisa, o departamento sugere uma dieta baseada em vegetais, rica em frutas, vegetais e grãos integrais. Escolha gorduras saudáveis, como óleo de oliva e canola, em vez de gorduras saturadas e trans, e use a carne vermelha como tempero, em vez de um prato principal.
A maioria das pessoas está ciente dos benefícios de abraçar uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos integrais. Michael Pollan, autor de livros como "A Botânica do Desejo", e Marion Nestle, autora de "Política Alimentar: Como a Indústria de Alimentos Influencia Nutrição e Saúde", tornaram as armadilhas da dieta ocidental padrão um tópico de alto perfil. A epidemia de obesidade que tem a primeira-dama Michelle Obama trabalhando para mudar os programas de nutrição nas escolas e promover estilos de vida mais ativos abriu os olhos dos formuladores de políticas e pais. Outro ímpeto para o interesse em uma alimentação saudável é a crescente incidência de doenças cardíacas e diabetes - duas doenças ligadas à dieta que ameaçam tanto a qualidade de vida quanto a longevidade dos americanos.
Evidências
Talvez você questione se eliminar a carne vermelha e os alimentos processados de sua dieta e substituí-los por frutas e vegetais e fontes saudáveis de gordura pode realmente melhorar sua saúde. Se assim for, considere o que Pollan escreveu: As pessoas que comem dietas mais tradicionais são mais saudáveis do que os americanos quando se trata de taxas de câncer, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Em outras palavras, algo relacionado ao que você está comendo está deixando você doente ou relacionado ao que está comendo, tornando-os mais saudáveis. Combine essa informação com o fato de que três em cada quatro americanos não recebem a dose diária recomendada de vitaminas e nutrientes nos EUA, e você provavelmente verá que sua dieta está longe de ser perfeita, enquanto as dietas tradicionais baseadas em alimentos naturais permitiram os seres humanos sobrevivem até o presente.
Concepções errôneas
Como o foco de muita pesquisa em alimentos tem sido sobre nutrientes, ao invés de dieta, você pode estar pensando que você só precisa comer mais de um certo nutriente, como proteína, ou reduzir em outro, como gordura. Mas esse foco em nutrientes toma como certa a típica dieta ocidental, apesar do que Pollan apontou - que quatro dos dez principais assassinos na América estão ligados à dieta. Por isso, é bem provável que grandes mudanças sejam necessárias. Em outras palavras, mexer com alguns dos alimentos em nossa dieta ou alguns dos ingredientes ou nutrientes não vai fazer o trabalho. O que os americanos precisam fazer é mudar sua dieta típica.
Benefícios Comer mais frutas e vegetais frescos irá ajudá-lo a obter os micronutrientes que você precisa, porque frutas e vegetais são ricos em vitaminas e minerais, anti-oxidantes , fibra e ômega-3 gorduras saudáveis. E comer mais grãos integrais ajudará a obter nutrientes, juntamente com carboidratos, em vez de apenas calorias vazias de produtos altamente refinados e processados.
Abordagem
Uma maneira fácil de ficar animado com a ingestão de mais frutas e verduras é para deixar sua mercearia e vá para o mercado de seu fazendeiro local. Lá, você pode perguntar aos vendedores quais frutas e vegetais estão na temporada - as possibilidades são que os alimentos sazonais custarão menos - e também pedir idéias de culinária e pratos complementares. Comer orgânico pode ser mais difícil do que apenas comer localmente. Mas você obterá benefícios adicionais escolhendo vegetais e frutas orgânicas, porque você reduzirá sua exposição a pesticidas, e você provavelmente se sentirá bem em fazer sua parte para apoiar métodos agrícolas sustentáveis que mantenham o solo saudável para que as culturas futuras possam saborear tão bom quanto hoje.