Como a maioria dos sistemas biológicos, seu corpo sofre um impulso dinâmico de processos complexos que mantêm um delicado equilíbrio homeostático. Os hormônios auxiliam no armazenamento de gordura para uso futuro de energia e os hormônios também regulam funções que causam a queima de gordura. Hormônios que fazem com que seu corpo metabolize gordura incluem tiroxina, glucagon, hormônio de crescimento, adrenalina e testosterona. Em geral, você não pode de repente aumentar a produção desses hormônios simplesmente comendo certos alimentos. Ainda assim, certos alimentos aumentam o seu metabolismo e permitem que seu corpo consuma ou elimine gordura ao invés de embalá-lo.
O papel do seu fígado
Seu fígado tem muitas responsabilidades. Entre outras coisas, desintoxica ou elimina o álcool, drogas e toxinas, cria, armazena e metaboliza gorduras e colesterol, e armazena e metaboliza carboidratos. Para realizar essas tarefas, seu fígado gerencia a síntese, conversão e ativação de vários hormônios que promovem o metabolismo da gordura. Quando o fígado está comprometido ou sobrecarregado, é menos eficaz em produzir esses hormônios e realizar essas funções.
Suporte ao fígado
Talvez a coisa mais importante que você pode fazer para aumentar sua eficiência na queima e eliminar gorduras é reduzir a carga de trabalho do seu fígado e comer alimentos que melhoram a função hepática. Quando seu fígado está sobrecarregado com o processamento de medicamentos ou álcool ou gerenciando um influxo constante de gordura, ele se torna menos eficiente na queima de gordura, relata o Dr. George Best em Low Carb Diet Secrets. Reduza a ingestão de gordura, aumente o consumo de frutas e vegetais e minimize o consumo de proteína animal para reduzir o estresse no fígado.
Certos alimentos aumentam a função hepática, inclusive o alho; cebola; vegetais crucíferos, como couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho; frutas altamente antioxidantes, como passas, ameixas, amoras, mirtilos, framboesas, morangos, ameixas, toranja rosa, laranjas, melão, pêra e maçã; alcachofra e salada verde amarga, como dandelion, chicória, endívia e foguete.
comida quente queima gordura
Quando você come comida picante, você pode literalmente sentir a queimadura. A capsaicina, o composto que cria o calor nas pimentas, aumenta seu metabolismo em cerca de 8% por várias horas, informa o New York Times de 28 de novembro de 2006. Uma dieta constante de comida quente pode criar efeitos mais sustentados no seu metabolismo. Em seu livro, The Green Pharmacy Herbal Handbook, James A. Duke, Ph.D. descreve como os participantes de um estudo aumentaram seu metabolismo em até 25% ao ingerir uma colher de chá de mostarda e molho de pimenta vermelha em cada refeição por oito semanas.
Óleo de coco - Óleo de coco contribui para a queima de gordura e calorias de maneiras variadas. Aumenta o seu metabolismo, melhora a sua capacidade de queimar gorduras alimentares e promove o processo de queima de gordura da cetose, mesmo para aqueles que não estão em uma dieta baixa em carboidratos.
Impulsionadores do Metabolismo
Alguns alimentos e bebidas pode aumentar sua taxa metabólica, fazendo com que você queime calorias e reduza a gordura. Pimenta preta e açafrão ambos aumentam o metabolismo. Açafrão, bem como canela, pode aumentar a capacidade do seu corpo para usar o hormônio insulina para converter glicose em energia celular antes de ser convertida em gordura. A cafeína no café e no chá aumenta o seu metabolismo.