casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Comida grega saudável

Uma dieta grega saudável, também conhecida como dieta mediterrânea, envolve uma variedade de alimentos ricos em nutrientes e princípios dietéticos. Populações gregas são conhecidas por consumir alimentos saudáveis, como frutas, legumes, peixe, azeite e nozes. Os alimentos gregos são geralmente pobres em gorduras saturadas e raramente baseados em carne vermelha. A incorporação de alimentos gregos saudáveis ​​na dieta de um americano pode fornecer benefícios nutricionais e físicos, como melhora na saúde cardíaca, controle de peso saudável e melhora da função imunológica.

Fundamentos da dieta Embora as características específicas de uma dieta mediterrânea variem entre indivíduos e populações, certos princípios são comuns. Em geral, a cultura grega é conhecida por consumir grandes quantidades de frutas, legumes, pão e cereais, legumes, nozes, sementes e azeite. Laticínios, aves, peixes e vinhos são consumidos em quantidades moderadas, enquanto pouca carne vermelha é consumida. As refeições são geralmente apreciadas com os entes queridos, e a atividade física é incentivada.

Uma alimentação mais saudável

Uma dieta em estilo grego /mediterrâneo engloba inúmeros alimentos ricos em nutrientes. Frutas e legumes frescos e coloridos fornecem ricas quantidades de vitaminas, minerais e fibras alimentares. De acordo com Afrodite Polemis, autora de "De uma cozinha grega tradicional", frutas como maçãs, limões e damascos e vegetais como alcachofras, alho-poró, repolho, abobrinha, tomate e verduras adicionam cor e nutrientes aos pratos gregos. Pão integral e cereais e batatas são opções ideais de carboidratos dentro da dieta. Outras fontes populares de carboidratos incluem orzo (massa minúscula) e massa folhada (massa folhada escamosa). A preparação mais saudável desses alimentos inclui pasta de dente orzo (levemente firme), e cozido, em vez de frito,. Peixe, leguminosas e aves de carne branca fornecem proteína e servem como opções de enchimento saudáveis ​​para massa folhada. Gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva, azeitonas, nozes, tahine (purê de sementes de gergelim) e peixes gordurosos são ótimas fontes de gordura, conhecidas por apoiar a saúde do coração e a absorção de nutrientes. Alho e mahlepi, um tempero turco, são comumente usados ​​para temperar os alimentos, no lugar do sal de mesa. Canela e cravo também adicionar sabor aos pratos, sem adição de gordura ou sódio. Benefícios de alimentos gregos saudáveis ​​fornecem inúmeros benefícios. De acordo com a Mayo Clinic, as gorduras saudáveis ​​do estilo de vida dietético do Mediterrâneo são conhecidas por ajudar a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e promover o colesterol "bom" (HDL). O alto consumo de frutas e vegetais frescos é conhecido por apoiar a saúde digestiva, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e doenças. Os cereais integrais fornecem fibras e inúmeros nutrientes que suportam a regularidade digestiva e aumentam a saciedade (plenitude) após a ingestão. Alimentos ricos em nutrientes e ricos em fibras e fontes de proteína magra, como leguminosas e peixes, também podem ajudar indivíduos com sobrepeso a perder peso e a ajudar pessoas com peso saudável a manter seu peso.

Riscos potenciais

Embora os alimentos gregos saudáveis ​​forneçam vários benefícios nutricionais, consumir quantidades excessivas de gorduras saudáveis, como azeite de oliva ou queijo feta, pode aumentar substancialmente a ingestão calórica de uma pessoa e, assim, prejudicar os esforços de controle de peso e a saúde arterial. De acordo com a American Heart Association (AHA), mais da metade das calorias de uma dieta mediterrânea típica provém da gordura, o que pode aumentar o risco de obesidade e condições relacionadas à obesidade, como colesterol alto, ataque cardíaco e derrame. A Clínica Mayo sugere que, embora incorporar regularmente o vinho à dieta, pode proporcionar benefícios modestos para a saúde de alguns, pode causar problemas para outros, particularmente para aqueles que têm dificuldade em praticar moderação.

Sugestões

Alimentos gregos saudáveis ​​e dietéticos os princípios podem melhorar a ingestão nutricional e o bem-estar geral de uma pessoa quando consumida em quantidades apropriadas. A Clínica Mayo sugere o consumo de 7 a 10 porções de vegetais e frutas por dia. Verduras, repolho, tomates e maçãs de estilo grego oferecem opções ricas em nutrientes. O tempero dos alimentos com ervas naturais e suco de limão, limitando a carne vermelha e substituindo a manteiga pelo azeite extra-virgem são princípios alimentares gregos que podem melhorar o estilo de vida alimentar de uma pessoa. A American Heart Association recomenda peixes gordurosos, como salmão ou atum, pelo menos duas vezes por semana para uma ótima saúde. Sugere-se uma variedade de alimentos gregos saudáveis ​​para colher benefícios nutricionais mais amplos. Para obter melhores resultados, recomenda-se a orientação de um médico antes de fazer mudanças significativas no estilo de vida alimentar.