A falta de energia é uma queixa comum que pode derivar de uma ampla gama de fatores, incluindo perda de sono, estresse, doenças e maus hábitos alimentares, como pular refeições. Além de abordar qualquer causa subjacente, melhorar o conteúdo de nutrientes de suas refeições e lanches é uma maneira de ajudar a melhorar seus níveis de energia e, ao mesmo tempo, aumentar seu bem-estar geral. Frutas, particularmente as variedades ricas em vitaminas do complexo B, potássio, fibras e água, fazem componentes úteis de uma dieta energizante.
Fontes valiosas de vitaminas do complexo B Seu corpo depende de vitaminas do complexo B para um metabolismo saudável, produção de energia e função imunológica. Mamões, laranjas, bananas e melão fornecem quantidades valiosas de vitamina B-6, que ajuda a controlar o açúcar no sangue, protegendo contra o cansaço associado ao declínio do açúcar no sangue. Deficiências de B-6 podem causar confusão, depressão, irritabilidade e uma condição de zapping de energia conhecida como anemia. Laranjas e suco de laranja são ricos em folato de vitamina B. Como o suco de laranja contém quantidades ricas de açúcares concentrados e pouca fibra, emparelhe com uma proteína ou alimentos ricos em fibras, como iogurte ou farinha de aveia, para energia estabilizada, ou coma a fruta inteira em vez disso.
Potassium Providers
Muitos americanos não têm potássio, segundo a Colorado State University Extension. Este eletrólito ajuda a controlar a função nervosa e o controle muscular. Embora deficiências completas sejam incomuns, exercícios extenuantes, diarréia e uso de diuréticos aumentam o risco de sintomas de deficiência, incluindo fraqueza e fadiga. Para evitar um acidente de energia pós-treino, coma um lanche rico em carboidratos e potássio. A maioria das frutas fornece boas quantidades de ambos, mas as bananas, o melão e os damascos são particularmente ricos em potássio. Maçãs, nectarinas, laranjas, pêssegos, morangos e passas fornecem quantidades moderadas.
Frutas Ricas em Fibras
A fibra é um carboidrato que promove o controle do açúcar e apetite no sangue, ajudando você a se sentir energizado por mais tempo. Começar o dia com um café da manhã rico em fibras ajuda a evitar quedas de energia mais tarde, informa a CNN Health. Comer uma pequena maçã, 1 xícara de framboesas ou 1 1/2 figos com o café da manhã acrescenta cerca de 3 gramas de fibra. Laranjas, peras, ameixas, mangas e morangos fornecem 2 a 3 gramas por porção. Uma dieta rica em fibras contém 25 a 35 gramas de fibra por dia, então incorporar frutas e outros alimentos ricos em fibras, como vegetais e cereais integrais, em suas refeições e lanches rotineiramente. p> Cansaço e fadiga são sintomas comuns da desidratação, que pode derivar da perda de líquidos por meio de suor intenso, diarréia, vômito ou consumo de poucos líquidos ou alimentos hidratantes. Enquanto a água e outras bebidas, como leite e chá de ervas, fornecem um meio saudável de se manter hidratado, cerca de 20 por cento das necessidades de líquidos são atendidas através dos alimentos, de acordo com a Universidade do Estado de Iowa. As frutas frescas são ricas em água e potássio, o que pode ajudar a evitar desequilíbrios eletrolíticos associados à desidratação. Particularmente as variedades de água alta incluem frutas cítricas, uvas, mamão, morangos, cerejas e melancia.