Embora uma barriga grande nem sempre seja causada por comer demais, é um culpado comum. Se você perceber que seu estômago está ficando maior, vale a pena examinar o quanto você está comendo, bem como o tipo de comida que você consome. Manter um diário alimentar pode ajudá-lo a avaliar se o seu grande estômago é devido a comer demais ou outra causa.
Você está comendo demais quando consome muito mais calorias do que seu corpo precisa. O número de calorias necessárias varia de acordo com seus níveis de sexo, idade e atividade. De acordo com a American Heart Association, um macho adulto moderadamente ativo deve consumir cerca de 2.600 a 2.800 calorias por dia, enquanto uma mulher adulta moderadamente ativa precisa de 2.200 a 2.400 calorias por dia. Estas quantidades calóricas aumentam se você tem altos níveis de atividade ou diminuir, se você é sedentário.
Alimentos e Ganho de Peso
Os alimentos que são altamente calóricos ou ricos em gordura podem causar ganho de peso. Mas os alimentos que são rapidamente digeridos pelo organismo e fornecem poucos nutrientes podem fazer com que você também ganhe peso. Em particular, uma dieta regular de alimentos ricos em carboidratos simples, como arroz branco, farinha branca e alimentos com alto teor de açúcar, pode fazer com que você ganhe peso. Alimentos que ajudam você a manter um peso estável ou mesmo perder peso tendem a ter baixo teor de gordura e serem ricos em fibras e carboidratos complexos. Analise sua dieta para ver se você está comendo os alimentos que podem fazer você ganhar peso.
Tamanho da Parcela
Mesmo se você está comendo os alimentos certos, se você está comendo muito deles, você provavelmente vai ganhar peso. Se você não tem tempo ou interesse em rastrear suas calorias, dê uma olhada no quanto você está comendo. Considere o quanto seu prato está cheio quando você come, e se você tem segundos ou até mesmo terços em uma refeição. Se assim for, você pode estar comendo demais. O site da American Cancer Society oferece várias dicas para controlar seu tamanho de porção, incluindo a comparação da porção de comida em seu prato com certos objetos para avaliar se a comida é do tamanho normal da porção. Por exemplo, um 3 oz. pedaço de carne ou peixe deve ser aproximadamente o mesmo tamanho do baralho de cartas.
Alimentos para inchar o ventre
Às vezes, um grande estômago não é um sinal de excessos, mas um sinal de inchaço. Certos alimentos fazem com que você retenha água ou crie excesso de gás no trato gastrointestinal. Para ver se sua barriga está crescendo por causa do inchaço, evite sal, vegetais crus e alimentos produtores de gás, como brócolis, couve-flor, feijão, couve de bruxelas, repolho, cebola e pimentão. Se você é intolerante à lactose, também evite leite, iogurte e outros produtos lácteos. Se você acredita que esses alimentos são a causa da sua barriga grande, limite esses alimentos em sua dieta. No entanto, lembre-se de substituí-los por outros alimentos saudáveis que não fazem com que você inche.
O estômago em crescimento pode não ter nada a ver com os alimentos que você está comendo. Ao entrar na menopausa, algumas mulheres são mais propensas a armazenar gordura no estômago do que outras partes do corpo. Além disso, algumas pessoas são simplesmente geneticamente predispostas a ganhar peso em suas barrigas. Condições médicas, como constipação, hérnia e, em casos raros, um tumor também podem causar inchaço no estômago. Se você acredita que uma condição médica é a razão para o crescimento de seu estômago, consulte um médico.