A dieta do homem das cavernas é também conhecida como a dieta paleolítica ou a dieta da Idade da Pedra. A dieta do homem das cavernas enfatiza a ingestão de carnes e peixes, com um complemento de outros alimentos naturais, não processados, ao lado. Embora algumas pessoas que seguem as dietas Paleo optem por comer apenas alimentos crus, isso não é uma exigência da dieta do homem das cavernas.
Princípios alimentares A dieta do homem das cavernas é baseada em apenas alguns princípios simples. Em vez de ter restrições de calorias, a dieta exige que você elimine todos os alimentos processados e todos os grãos. Se o seu objetivo é encontrar uma dieta fácil de seguir, o homem das cavernas pode trabalhar para você. A dieta do homem das cavernas só permite alimentos que estariam disponíveis para as sociedades de caçadores-coletores do passado. Estes incluem carnes, frutas e legumes, nozes e sementes, cogumelos, insetos e ervas. Os produtos lácteos não são permitidos.
Perda de peso
Se o seu objetivo é a perda de peso, a dieta do homem das cavernas pode ajudar. De acordo com um relatório de 2005 no “American Journal of Clinical Nutrition”, uma dieta rica em proteínas é mais eficaz para a perda de peso do que uma alta em carboidratos. A restrição de alimentos processados e açúcares - ambos proibidos na dieta do homem das cavernas - também contribui para a perda de peso. A dieta do homem das cavernas também incentiva a ingestão de muitos vegetais e frutas sem amido, ambos contendo fibras. Fibra enche-lo assim que você acaba comendo menos calorias, melhorando sua perda de peso.
A dieta do homem das cavernas pode trabalhar para tratar uma série de problemas de saúde. A dieta do homem das cavernas é baixa em sódio, açúcares e geralmente calorias. Uma redução desses três elementos poderia ajudar com vários problemas de saúde, incluindo diabetes, de acordo com pesquisa de 2010 da Universidade da Califórnia.
Crítica
Um dos principais problemas com as dietas Paleo é que os cientistas podem concorde com o que os ancestrais humanos realmente comiam. Apesar de seguirem uma dieta rica em proteínas e baixa, os percentuais provavelmente variaram muito dependendo da sociedade, área de moradia e outros fatores. As sociedades modernas de caçadores-coletores poderiam fornecer uma pista sobre o que as pessoas primitivas comiam, mas mesmo assim os números variam muito. De acordo com um artigo de 2009 no “The New Yorker”, a tribo Nunamiut, do Alasca, tem uma dieta com 99% de proteína, enquanto a tribo Gwi, na África, tem uma ingestão de cerca de 26% de proteína. Ambas as tribos são caçadores-coletores.
Possíveis Problemas
A dieta do homem das cavernas pode levar à ingestão excessiva de gordura, o que pode levar a uma série de problemas de saúde. A American Heart Association (Associação Americana do Coração) explica que as dietas ricas em gorduras geralmente restringem os alimentos ricos em carboidratos e ricos em fibras - como os grãos que são restritos na dieta do homem das cavernas. Esses alimentos adicionam nutrientes importantes à sua dieta e diminuem o colesterol. A alta ingestão de proteínas nessa dieta pode levar a problemas renais como doenças cardíacas, diabetes, derrame e vários tipos de câncer. As pessoas que não podem usar o excesso de proteína de forma eficaz podem estar em maior risco de problemas renais, osteoporose e doenças do fígado. A AHA adverte que o excesso de ingestão de gordura aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas e derrames.
, , ] ]