A sabedoria convencional afirma que os atletas precisam ingerir muita proteína, o que significa comer carne e produtos lácteos. Contudo, este não é o caso. Atletas em qualquer disciplina, em qualquer nível, podem manter ou mesmo melhorar seu desempenho escolhendo uma dieta vegana. Eliminar produtos de origem animal de sua dieta não significa que você será deficiente em proteínas ou perderá a nutrição. É uma oportunidade de controlar o que você come e maximizar os benefícios para a saúde de uma dieta equilibrada e bem planejada.
Carboidratos
Atletas precisam de carboidratos suficientes para dar aos músculos o combustível de que precisam, de acordo com dados registrados. nutricionista Nancy Clark. Atletas veganos estão em vantagem porque as fontes de proteína à base de plantas, como feijões, nozes, grãos e vegetais de raiz também são ricos em carboidratos em comparação com carne, peixe ou frango. Clark observa que "muitos praticantes de exercícios comem muita proteína", e ela recomenda concentrar-se em obter um equilíbrio saudável de carboidratos e proteínas - como o encontrado em uma dieta vegana equilibrada.
Proteína
Atletas precisam de alta proteína de qualidade, mas isso não significa que você tem que comer carne. "Atletas não precisam de muito mais proteína do que o público em geral", observa o nutricionista Reed Mangels. Ele observa que uma dieta balanceada que inclui uma variedade de tipos diferentes de grãos, nozes, vegetais e legumes fornece uma mistura abundante e adequada de proteína, incluindo todos os aminoácidos essenciais. Fontes sugeridas de proteína vegan de alta qualidade incluem tofu, quinoa, soja e espinafre.
Vitaminas
As dietas veganas equilibradas são naturalmente ricas em vitaminas e minerais, devido à inclusão de uma variedade de frutas e vegetais. No entanto, a vitamina B12 ocorre naturalmente apenas em produtos de origem animal, portanto, os atletas veganos devem garantir que obtenham B12 adequado tomando um suplemento ou ingerindo alimentos fortificados. Muitos alimentos veganos, incluindo tofu e levedo de cerveja, são rotineiramente enriquecidos com vitamina B12.
Calorias
As dietas à base de vegetais são naturalmente menos calóricas do que aquelas à base de carne e laticínios. Isso pode parecer um obstáculo para atletas que precisam consumir muitas calorias para alimentar seu treinamento, mas é possível. O ultra-maratonista vegano Scott Jurek consome cerca de 6.000 a 8.000 calorias por dia durante o treinamento de pico, mas o faz com uma dieta de frutas, legumes, grãos e nozes. Ele consegue isso comendo uma dieta balanceada com uma variedade de gorduras, incluindo: “abacates, gorduras monoinsaturadas ricas, amêndoas [e] azeite de oliva”.