casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

5 principais grupos de alimentos

Há muita discordância entre os nutricionistas sobre quantos grupos de alimentos devem existir e como os grupos devem ser organizados. Profissionais médicos, nutricionistas e nutricionistas concordam, no entanto, que o consumo de uma dieta balanceada e uma variedade de alimentos é a melhor maneira de obter vitaminas, minerais e nutrientes essenciais. Uma maneira de planejar sua dieta em torno desses componentes é usar o modelo de quatro grupos principais de alimentos.

Dairy

Leite e produtos à base de leite compõem um dos grupos de alimentos “Básicos 4” do USDA, e foi recomendado que adultos saudáveis recebam duas porções completas de alimentos desse grupo todos os dias. Os produtos do grupo lácteo incluem leite, iogurte, queijo e kefir. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC, leite e produtos lácteos ainda compõem uma categoria completa em uma versão mais moderna da placa de alimentos, que lista cinco grupos de alimentos. A organização recomenda obter porções deste grupo usando leite com baixo teor de gordura ou iogurte, manteiga e queijo com baixo teor de gordura.

Proteína

O segundo grupo de alimentos no modelo "Básico 4" continha carne, peixe, aves de capoeira, ovos, nozes e feijões secos e ervilhas. Todos esses alimentos são fontes importantes de proteína, que foi o ímpeto por trás do USDA escolhendo combiná-los em um grupo. Em um modelo dos “Novos 4 Grupos de Alimentos”, proposto pelo Comitê de Médicos para a Medicina Responsável, esse grupo alimentar foi condensado em um grupo “leguminoso” que inclui feijão, ervilha, lentilha, produtos de soja e proteína vegetal texturizada. O CDC também classifica nozes, sementes e leguminosas em seu próprio grupo atual e separa carne, peixe e aves como outro grupo. Os ovos são considerados parte do grupo de proteínas no site atual do USDA My Plate.

Frutas e Legumes

O USDA recomendou quatro porções diárias desse grupo, que combinou frutas e legumes. Legumes e frutas frescas, enlatadas e congeladas estão incluídas no grupo, assim como as porções de 100% de suco de frutas ou vegetais. A maioria dos modelos atuais agrupa essas duas categorias separadamente e recomenda mais porções de cada uma, incluindo o MyPlate do USDA, a lista de grupos do CDC e a proposta do PCRM dos “Novos Quatro Grupos de Alimentos”. a última categoria na seleção do grupo de alimentos “Básico 4” de 1956. O USDA recomendou quatro porções diárias e os produtos alimentícios do grupo incluíam cereais, arroz, macarrão e pão. Os grãos continuam sendo um grupo atual nos modelos revisados do My Plate, do USDA, mas foram atualizados para enfatizar a importância dos grãos integrais sobre os produtos de grãos refinados. O CDC recomenda que os consumidores se concentrem em pães integrais, massas e cereais e escolham alimentos como arroz integral, quinoa e bulgur em vez de arroz branco refinado ou macarrão refinado.

, , ] ]