casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Diarréia com a dieta Atkins

A dieta Atkins é uma dieta popular que promete perda de peso através da restrição de carboidratos. De acordo com um relatório da CBS News de 2 de setembro de 2004, dieters podem perder quantidades semelhantes de peso através da dieta Atkins com baixo teor de carboidratos, como fazem em regimes de baixo teor de gordura. No entanto, dietas low-carb apresentam inúmeros efeitos colaterais, alguns dos quais são graves. A diarréia associada à dieta Atkins pode ocorrer em resposta à deficiência de carboidratos ou ao uso de laxantes, e pode causar complicações adicionais. Prevalência

Embora seja necessária pesquisa adicional, a diarréia é considerada um efeito colateral comum da dieta de Atkins. . Em entrevista à CBS News, o Dr. Arne Astrup, diretor de pesquisa da Universidade Real Veterinária e Agrícola da Dinamarca, nomeou constipação e dores de cabeça como os efeitos colaterais mais comuns da dieta de Atkins. Ele também explicou que hálito fétido, cãibras musculares, letargia, erupções cutâneas e diarréia são relatados com mais frequência por dieters com baixo teor de carboidratos do que por pessoas que seguem dietas com pouca gordura.

Causas

A dieta de Atkins pode desenvolver diarréia por vários motivos. De acordo com o Dr. Astrup, os efeitos colaterais relatados de dietas baixas em carboidratos, incluindo diarréia, são consistentes com os sintomas da deficiência de carboidratos. Quando o cérebro e os músculos não conseguem colher quantidades adequadas de glicose, ou açúcar, dos carboidratos, explicou Astrup, o corpo pode começar a funcionar mal. O uso excessivo de laxantes também pode causar disfunção digestiva e diarréia. Como a dieta de Atkins não tem carboidratos ricos em fibras e a constipação é freqüentemente relatada, as pessoas podem depender do uso regular de laxantes para atingir os movimentos intestinais.

Complicações

A diarréia associada à dieta de Atkins pode levar a outras complicações. Dieters que não conseguem repor os líquidos perdidos correm o risco de desidratação. De acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, a desidratação grave pode causar desequilíbrios eletrolíticos. Os desequilíbrios eletrolíticos podem causar efeitos prejudiciais nos rins e no coração; em casos graves, resultam em morte. A diarréia também pode causar perda de nutrientes importantes. Se não tratada, as deficiências nutricionais podem aumentar o risco de anemia por deficiência de ferro e osteoporose.

A diártria pode ocorrer por um breve período e se resolver, ou tornar-se crônica. De acordo com o Dr. Astrup, os efeitos colaterais da dieta de Atkins são geralmente remediados quando frutas, legumes e grãos integrais são reintroduzidos na dieta. Desidratação causada por diarréia pode resolver quando os fluidos são reabastecidos. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido e pessoas idosas que se tornam desidratadas podem precisar de cuidados médicos.

Sugestões

Os inúmeros riscos envolvidos com a dieta Atkins e outras dietas pobres em carboidratos podem superar os benefícios potenciais. Embora a perda de peso possa ocorrer, é muitas vezes temporária e devido à perda de peso da água e à redução da ingestão de calorias. Dr. Astrup considera os efeitos colaterais negativos de dietas de baixo carboidrato, sinais que devem apontar dieters na direção oposta. Uma dieta saudável que inclua uma variedade de alimentos e nutrientes saudáveis ​​é um método comprovado de melhorar o bem-estar e o controle de peso.