Lowdown em Low-Carb
Low-carb dietas variam dependendo do programa em particular uma pessoa está seguindo, bem como o nível de conforto do próprio dieter. Uma coisa que eles têm em comum, porém, é que você costuma consumir entre 50 e 150 gramas de carboidratos por dia. À medida que você diminui seus carboidratos líquidos - que é o número de gramas de carboidratos totais em um alimento menos os gramas de fibra - comendo menos pão, massas, batatas, arroz, cereais e frutas, você aumenta sua ingestão de proteína e gordura. Então você está comendo principalmente vegetais, carne, peixe, queijo, ovos e nozes. De acordo com FamilyDoctor.org, dietas com baixo teor de carboidratos geralmente funcionam melhor do que dietas com baixo teor de gordura para perda de peso nos primeiros seis meses; depois disso, não há diferença na perda total de peso.
Opções de café da manhã
Alguns alimentos tradicionais para o café da manhã, como bagels, cereais, torradas e muffins, são proibidos em uma dieta com pouco carboidrato. Mas outras opções clássicas, como ovos, são perfeitas para este plano de perda de peso. Para evitar ficar entediado, planeje seu cardápio em torno de consertar ovos de maneiras diferentes - com um dia de queijo, uma omelete vegetariana no dia seguinte e uma fritada - ou um quiche crocante - no terceiro dia. Outras opções de café da manhã com pouco carboidrato incluem iogurte grego, seja por conta própria ou misturado a um smoothie, e proteínas magras como linguiça de frango ou peru ou bacon de peru, sugere o site da Dieta Atkins. Se você escolher uma opção que inclua frutas, como smoothie, escolha opções com baixo índice glicêmico, incluindo frutas vermelhas, toranjas e maçãs. Os alimentos com baixo índice glicêmico têm um impacto menor no açúcar no sangue.
Um almoço com baixo teor de carboidratos: um leito de verduras com cobertura de proteína magra cria um almoço nutritivo com pouco carboidrato que pode ser planejado em uma variedade de maneiras. Em um dia, coloque uma salada de ovo feita com iogurte natural e maionese de baixo teor de gordura, além de legumes crocantes como pepino, que sugere "Comendo Bem". Para outro dia, mude para salada de frango temperada com estragão. Se uma salada não é o seu almoço ideal, considere pequenos bolos de caranguejo - feitos sem pão ralado - e emparelhe com salada de repolho, preparada sem qualquer adição de açúcar. Se você normalmente suplementa seu almoço com um choque de cola do meio-dia, mude para chá gelado sem açúcar ou água com gás com um pouco de limão para evitar o açúcar extra.
Jantares nutritivos -
Ao planejar a peça central de sua refeição jantar, escolha carnes magras ou peixes em vez de cortes de carne com alto teor de gordura saturada. Os frutos do mar são ricos em ácidos graxos ômega-3, que são bons para o coração, cérebro e células nervosas; opções inteligentes incluem cavala, atum e salmão. Se você é vegetariano, escolha ovos ou opções de proteína à base de soja, como tofu ou soja. "Diabetic Living" sugere um jantar de camarão salteado, cogumelos e alho com bok choy, um vegetal de folhas verdes com poucos carboidratos. Ao planejar seu cardápio de dieta com baixo teor de carboidratos, sempre combine sua proteína com uma variedade de verduras sem compota para manter a ingestão de fibras. Se você está acostumado a servir seus jantares com massas ou batatas, procure por substitutos de baixo carboidrato - por exemplo, couve-flor cozida pode ser amassada para simular purê de batata, enquanto a polpa de espaguete pode ser assada e picada para massa faiscante.