As dietas low-carb servem-se de muitas estratégias diferentes. Mas alguns dos planos mais populares começam com uma dieta super baixa em carboidratos, restringindo-o a cerca de 20 gramas de carboidratos por dia. Restringir os carboidratos a quantidades tão baixas leva o seu corpo ao estado de queima de gordura conhecido como cetose. Existem benefícios e riscos para limitar os carboidratos a níveis tão baixos, portanto, consulte seu médico sobre segurança antes de seguir esse plano.
Dieta com baixo teor de carboidratos
Você não deve ingerir menos de 130 gramas de carboidratos. carboidratos por dia, de acordo com a Academia Nacional de Ciências. Mas consumir menos de 200 gramas é considerado uma dieta baixa em carboidratos, de acordo com um artigo de 2007 publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
Dietas de baixo carboidrato contam carboidratos digestíveis que afetam o açúcar no sangue, que são referidos como carboidratos líquidos. Eles são calculados subtraindo gramas de fibra do total de carboidratos. Uma dieta muito, ou super, baixa em carboidratos limita sua ingestão a 20 a 50 gramas de carboidratos líquidos por dia.
Carboidratos são a fonte de energia preferida do seu corpo, e restringir a níveis tão baixos obriga seu corpo a queimar gordura para energia em vez disso. Cetose é quando seu corpo está fazendo cetonas de gordura para abastecer seu cérebro. Este é o objetivo da maioria dos planos de dieta super low-carb. Perda de peso na dieta Super Low-Carb A fome pode ser uma grande armadilha quando se segue um plano de dieta de perda de peso. Um dos benefícios de uma dieta super baixa em carboidratos quando em cetose é um declínio no apetite. O controle da fome pode ser devido a uma diminuição nos hormônios que controlam a fome, bem como a níveis mais baixos de insulina, de acordo com o artigo de 2007 do American Journal of Clinical Nutrition. A redução do apetite na verdade ajuda você a ingerir menos calorias, o que pode ajudá-lo a perder peso mais rapidamente. Embora a perda de peso possa variar, você pode perder até 2 quilos em dois meses, restringindo sua ingestão a 20 gramas de carboidratos líquidos por dia, de acordo com um estudo de 2008 publicado no New England Journal of Medicine. Escolhas Super Low-Carb Food
O pão e as batatas podem estar fora em sua dieta super low-carb, mas você pode encher suas refeições com uma variedade de alimentos que são naturalmente livres de carboidratos e pobre em carboidratos. Proteínas animais, como carne, porco, frango, peixe e ovos, devem encher a maior parte do seu prato. Para nutrição, adicione uma variedade de legumes com baixo teor de carboidratos, como espinafre, alface, brotos de alfafa, aspargos, endívia, brócolis, couve-flor e tomate. A maioria das gorduras, como manteiga e óleos vegetais, também é isenta de carboidratos e pode ser usada para cozinhar e dar sabor. Complemente suas refeições com alimentos com baixo teor de carboidratos, como queijo, nozes e vários condimentos, incluindo molhos para salada, vinagre, ervas e especiarias.
Preocupações de segurança
Dietas muito baixas em carboidratos podem não ser para todos É por isso que é tão importante primeiro discutir a dieta com seu médico antes de cortar todo o macarrão e arroz de suas refeições. Enquanto há debate sobre a segurança da cetose, altos níveis de cetonas no sangue podem causar maior acidez no sangue, o que pode levar a danos nos órgãos. Além disso, você pode experimentar vários efeitos colaterais ao limitar a ingestão de carboidratos, como fadiga, constipação ou dores de cabeça. E se você estiver tomando medicamentos, talvez seja necessário conversar com seu médico sobre como fazer ajustes para evitar o excesso de medicação, especialmente se estiver tomando remédios para diabetes ou pressão alta.