Em uma dieta baixa em carboidratos, você precisa fazer suas escolhas de carboidratos com sabedoria - especialmente quando você está apenas começando e sua contagem de carboidratos é muito baixa. Ignorar carboidratos refinados, como pão e macarrão, e em vez disso olhar para legumes não-amiláceos, além de algumas frutas e nozes, como os alimentos mais baixos em carboidratos. Você também terá a sua escolha de proteínas saudáveis.
Contando carboidratos
As dietas de baixo carboidrato variam na quantidade de carboidratos que você come diariamente, mas, em geral, você consome de 50 a 150 gramas por dia, de acordo com um artigo de revisão no American Journal of Clinical Nutrition. Isso é muito menos do que o recomendado 45-65 por cento das calorias, que em uma dieta de 2.000 calorias seria igual a 225 a 325 gramas de carboidratos.
Algumas dietas low-carb estabelecidas reduzem sua contagem de carboidratos ainda mais no início fases dos planos. Em Atkins 20 ™, por exemplo, você absorve apenas 20 gramas de carboidratos “líquidos” no estágio de indução, que dura duas semanas ou mais. Você calcula carboidratos líquidos tomando o total de gramas de carboidratos em um alimento e subtrai os gramas de fibras, um nutriente que não afeta os níveis de açúcar no sangue porque seu corpo não consegue digerir completamente. Na Fase Dois da Atkins, é permitido até 50 gramas de carboidratos líquidos por dia. Você pode estar acostumado a comer 300 gramas de carboidratos por dia, então com uma contagem tão baixa, você precisa fazer suas escolhas de carboidratos com sabedoria.
Carboidratos em seis alimentos protéicos
Em geral, a maioria das carnes, aves e frutos do mar têm zero carboidratos, contanto que você os prepare sem panado ou molhos pesados em carboidratos. Dos alimentos protéicos que contêm carboidratos, as contagens mais baixas ocorrem em ovos escalfados ou cozidos, com menos de meio grama de carboidratos líquidos por ovo; bacon, com meio grama por três fatias; Bacon canadense, com 1 grama por 3 fatias; a maioria dos queijos, com 1 grama ou menos por onça; lagosta grelhada, com 2 gramas por lagosta inteira; e amêijoas frescas, cozidas, com 3 gramas por 2 onças.
Carboidratos em 14 legumes e frutas
Com legumes, as contagens mais baixas de carboidratos são encontradas em variedades não-amiláceos. Uma meia xícara desses legumes lhe dará 1 grama de carboidratos líquidos ou menos: bok choy cozido no vapor; brotos de brócolis cru; repolho cru, verde, chinês, savoy ou Napa; verduras de chicória cruas ou cozidas no vapor; escarola crua ou cozida no vapor; e espinafre. Para 2 gramas de carboidratos líquidos ou menos, você poderia ter seis lanças de aspargos no vapor; 1/2 xícara de couve-flor cozida ou crua; 1 xícara de verduras ao vapor; 1/4 xícara de pimentão vermelho ou verde cozido; meia xícara de abobrinha crua ou cozida no vapor; e meia xícara de fatias de pepino cru.
Para as contagens de carboidratos mais baixas em frutas, procure por amoras, amoras ou framboesas frescas, com 3 gramas de carboidratos líquidos em 1/2 xícara; e cerejas de acerola, com 3 gramas na mesma porção.
Cinco Nozes de Baixo Carbono
Muitas nozes têm pouco carboidrato, além de fornecerem proteínas e gorduras saudáveis. Mas certifique-se de manter as variedades sem sabor e manter as porções relativamente pequenas. Para um lanche com baixo teor de carboidratos satisfatório, você pode ter 6 castanhas do Brasil, 12 avelãs ou uma onça de nozes por apenas 1 grama de carboidratos líquidos. Vinte e quatro amêndoas torradas inteiras têm apenas 2 gramas de carboidratos líquidos e 12 metades de noz dão a mesma quantidade de carboidratos.