Você está obcecado com a qualidade ou a pureza dos alimentos que consome? Você evita restaurantes, reuniões familiares e outros locais onde não pode comer saudável ou "limpo"? O pensamento de comer comida "normal" deixa você ansioso ou chateado? A sua capacidade de aderir ao seu regime alimentar rigoroso define o seu valor?
Se respondeu sim a uma ou a todas as questões colocadas acima, pode correr o risco de sofrer - ou sofrer de - ortorexia. A ortorexia, traduzida literalmente como "apetite correto ou correto", é um padrão emergente de desordem alimentar caracterizado por uma extrema obsessão por uma alimentação saudável e evitar alimentos considerados insalubres.
Enquanto outros distúrbios alimentares como anorexia nervosa, bulimia Os transtornos de nervosismo e compulsão alimentar estão enraizados na quantidade de alimentos consumidos (muito pouco, muito, purgando calorias por meio de vômitos, exercícios ou abuso de laxantes, etc.), a ortorexia enfatiza a qualidade dos alimentos consumidos.
Eventualmente, a dieta torna-se tão restritiva para eliminar os chamados alimentos "ruins" que ela começa a afetar o bem-estar físico, social e emocional e a qualidade de vida geral. Embora a ortorexia não seja um diagnóstico oficial de desordem alimentar, ela pode se tornar uma condição séria que não é apenas sobre alimentos.
As causas da ortorexia
De um modo geral, os distúrbios alimentares se desenvolvem a partir de uma complexa constelação de fatores. , incluindo propensão genética, temperamento, pressões externas e desencadeando eventos de vida.
Em alguém que sofre de ortorexia, uma obsessão intensa com uma alimentação saudável é como os indivíduos lidam com ansiedade, tristeza ou medo, dando-lhes uma ilusão de controle, confiança e identidade em circunstâncias experimentadas como "fora de controle". Para um subgrupo da população, o desejo de simplesmente comer de forma mais saudável pode transformar-se em um transtorno alimentar de síndrome completa.
Somos bombardeados por numerosas narrativas culturais sobre como comer de forma saudável - sem gordura, sem açúcar. livre, sem glúten, livre de produtos lácteos, vegan, vegetariano, cru, Atkins, South Beach, Nutrisystem e muito mais. Revistas, celebridades e personal trainers oferecem conselhos nutricionais conflitantes e não profissionais, por isso não é de surpreender que os esforços para uma alimentação saudável possam se tornar equivocados, extremos e até perigosos.
Porque essas mensagens fortes e difundidas enfatizam a importância da alimentação saudável , a maioria das pessoas não entende que certas versões propostas de alimentação saudável podem se tornar muito insalubres.
O que observar:
Na superfície, a ortorexia parece ser motivada pela saúde. Como resultado, amigos, entes queridos e profissionais de saúde muitas vezes ignoram os sinais de aviso graves deste padrão de desordem alimentar, incluindo:
Obsessão com a limpeza ou pureza dos alimentos
Rigidez crescente em torno do que, quando e como os alimentos são consumidos e preparados
Eliminação de alimentos e grupos inteiros de alimentos
Perda de peso significativa ou rápida no
Sintomas físicos, incluindo unhas quebradiças, queda de cabelo e pele pálida
Ansiedade por comer
Expiação por "escorregões" por meio de aumento da vigilância alimentar ou de exercícios
>
Retirada de atividades profissionais, educacionais, sociais ou familiares e compromissos para aderir a protocolos de dieta rígida
Alimentação Saudável vs. Ortorexia
Alimentação saudável é geralmente uma esforço digno: Corpos saudáveis podem apoiar mentes saudáveis e comunidades saudáveis. Não há maneira certa, correta ou singular de se comer de maneira saudável, e há várias precauções que podem ser tomadas para evitar o desenvolvimento de ortorexia e outros transtornos alimentares:
1. Consulte um nutricionista registrado para orientação. Se você está iniciando um programa de alimentação saudável ou se segue um regime de alimentação saudável por um longo período, um nutricionista pode fornecer informações valiosas relacionadas à definição de metas, ao estado geral de saúde e ao planejamento das refeições. Um nutricionista pode ajudá-lo a encontrar o caminho certo para se alimentar de maneira saudável com base em seus objetivos, condições médicas e preferências alimentares.
2. Esforce-se por uma dieta diversificada, permitindo que todos os alimentos com moderação. Muitas filosofias alimentares que alegam ser saudáveis exigem a eliminação de certos alimentos ou grupos alimentares inteiros. Alimentos estigmatizantes e uma atitude de "tudo ou nada" sobre a alimentação estimulam a extrema rigidez e obsessão característica da ortorexia.
3. Preste atenção em como você se sente sobre comida e comida. A alimentação saudável nunca deve machucá-lo emocionalmente, fazê-lo sentir-se privado ou provocar sentimentos de raiva, tristeza ou vergonha. Comer deve ser agradável - tanto para os variados gostos e texturas dos alimentos quanto para o elemento social das refeições. Se a angústia psicológica acompanhar seus esforços de alimentação saudável, consulte um terapeuta ou nutricionista especializado em transtornos alimentares o mais rápido possível.
4. Monitore a perda de peso e as alterações na imagem corporal. Perda de peso lenta após certas mudanças alimentares para o bem-estar pode ser positiva para a saúde geral. No entanto, perda de peso significativa ou rápida e imagem corporal cada vez mais negativa podem indicar o desenvolvimento de um distúrbio alimentar, particularmente entre indivíduos com predisposição genética para essas doenças.
Sobre o autor: Um terapeuta licenciado para casamento e família e RD, Lisa Geraud tem quase 30 anos de experiência específica em tratamento de transtornos alimentares. Ela atua como diretora clínica executiva do Eating Recovery Center de Washington, um centro de tratamento de distúrbios alimentares que oferece internação residencial, parcial, tratamento ambulatorial e ambulatorial intensivo para adultos, adolescentes e famílias no Noroeste do Pacífico. Conecte-se com o Eating Recovery Center no Facebook e no Twitter.
Observação: Se você ou alguém de quem gosta se sofre de ortorexia ou outro tipo de transtorno alimentar, pode encontrar ajuda no site da National Eating Disorder Association ou ligue para a linha direta 1-800-931-2237.
, , ] ]