As batatas são um vegetal de raiz nutritiva que é naturalmente livre de gordura, colesterol e sódio, baixo teor calórico e uma boa fonte de vitamina C, antioxidantes, potássio e fibras. No entanto, quando as batatas são fatiadas e fritas em óleo e processadas com outros ingredientes para melhorar seu sabor e prolongar sua vida útil, elas se tornam insalubres. Consulte o seu nutricionista sobre sua saúde, sua dieta e seu consumo de salgadinhos, incluindo batatas fritas.
Calorias
Fabricantes fritar batatas em óleos ou gorduras para produzir muitas marcas de batatas fritas. Estes óleos e gorduras adicionam gordura e calorias ao produto, o que pode aumentar o risco de ganhar peso. Cada grama de gordura fornece 9 calorias, mais que o dobro da quantidade de calorias por grama de carboidrato ou proteína, cada uma fornecendo 4 calorias por grama. Aumentar o seu peso pode aumentar o risco de obesidade e resistência à insulina, condições em que as células não respondem à insulina.
Diabetes tipo 2
O consumo de batatas fritas pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Pesquisas realizadas por cientistas do Departamento de Nutrição e Epidemiologia da Harvard Medical School e do Brigham and Women's Hospital em Boston e publicadas no "The American Journal of Clinical Nutrition" em 2006 descobriram que o consumo de batatas, particularmente batatas fritas, está associado ao risco de diabetes tipo 2 em mulheres. A pesquisa demonstrou que o risco é mais pronunciado em mulheres obesas.
Doença cardíaca
Os fabricantes costumam usar gorduras trans na produção de alimentos processados, incluindo batatas fritas. O consumo de gorduras trans pode entupir as artérias, bloquear o fluxo de sangue oxigenado para o coração e aumentar o risco de doença coronariana, ataque cardíaco e morte. Pesquisas realizadas por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard e publicadas em "Circulation" em 2007 descobriram que o alto consumo de gordura trans é um fator de risco significativo para doenças coronárias. A American Heart Association diz que você deve limitar a ingestão de gordura trans para menos de 1 por cento do total de calorias diárias.
Acrilamida
Acrilamida é um produto químico em batatas fritas que pode aumentar os riscos de câncer e danos nos nervos. . A acrilamida se forma quando você cozinha batatas em altas temperaturas, causando uma reação química entre os açúcares e um aminoácido chamado asparagina, ambos presentes nas batatas. Pesquisa feita por cientistas do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Mersin em Ciftlikkoy, Turquia, e publicada no "Journal of Food Science" em 2010 descobriu que os níveis de acrilamida em batatas fritas aumentam com a temperatura de fritura e cozimento a 170 graus centígrados quantidade de acrilamidas formadas a partir da mesma temperatura. A pesquisa descobriu que, quando assados a 180 e 190 graus centígrados, os níveis de acrilamida são mais baixos do que a fritura. Pesquisas feitas por cientistas do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição em Varsóvia, Polônia, e publicadas no "American Journal of Clinical Nutrition" em 2009, descobriram que a ingestão crónica de produtos de batata-doce contendo acrilamida induz uma condição pró-inflamatória que aumenta o risco para progressão da aterosclerose, endurecimento das artérias.