Familiarize-se com a Pirâmide Alimentar. Esta é uma ferramenta útil que lhe dará uma idéia de quais alimentos você deve consumir e quais deve ser evitado. Em geral, grãos integrais, frutas, legumes, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras são uma parte saudável de uma dieta de gravidez. Esses alimentos são naturalmente pobres em açúcar e gordura. Visite MyPyramid.gov para um plano de alimentação personalizável durante a gravidez.
Leia os rótulos. A única maneira de ter certeza de que um produto que você está pensando em comer é livre de gordura e sem açúcar é verificar o rótulo. Alimentos que contêm gordura e açúcar incluem refrigerantes, doces, frituras, fast food e muitas frutas enlatadas em xarope pesado. Quanto mais próxima a sua forma natural é um alimento, mais saudável é para você e seu bebê enquanto você está grávida. Desconfie de alimentos que são considerados saudáveis, como cereais e pão. Muitos contêm grandes quantidades de açúcar.
Assista ao modo como você come frutas. Sucos de frutas, muitas frutas em conserva e coisas como lanches de frutas são geralmente ricos em açúcar e algo para pular se você está tentando evitar alimentos açucarados enquanto estiver grávida. Frutas contém um pouco de açúcar, mas não é recomendado eliminar completamente um grupo de alimentos sem primeiro falar com seu médico. Ignorando completamente a fruta vai privar você e seu bebê em desenvolvimento de uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Experimente peixe. Peixe cozido simples, sem pão, óleo ou manteiga é saudável e não contém açúcar. O peixe contém gordura, mas é do tipo saudável para o coração e é altamente recomendado pela maioria dos profissionais da área médica. Tente grelhar alguns peixes, mas evite espadarte, cavala, peixe-telha e tubarão, devido ao teor de mercúrio.
Coma muitas porções de vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Legumes são isentos de gordura e sem açúcar e fazem um bom lanche ou acompanhamento. Certifique-se de não prepará-los com manteiga, óleo ou molhos para evitar a adição de gordura e açúcar. Grãos integrais no pão, cereais e bolachas fornecem nutrientes sem grandes quantidades de gordura adicionada e açúcar e podem ser usados para fazer sanduíches ou um lanche saudável. Leite com baixo teor de gordura é importante para a saúde óssea do bebê e faz parte de uma dieta saudável para a gravidez.
Dica
Fale de comer sem açúcar e sem gordura com o seu médico para conselhos e recomendações específicos para a sua gravidez, uma vez que cada um é diferente e as necessidades alimentares podem variar dependendo de outras condições de saúde.