Cerca de 95% da colheita doméstica de amora - que totalizou mais de 8 milhões de barris em 2012, segundo o Centro de Recursos de Marketing Agrícola da Iowa State University - está destinado a ser processado, principalmente em suco. Apesar de cranberries inteiras só chegar à mesa americana média durante o Dia de Ação de Graças, tanto a fruta fresca e sua contrapartida seca estão associados a benefícios significativos para a saúde. Uma porção de 1 xícara de cranberries frescos picados tem cerca de 50 calorias, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Enquanto cranberries não processados não são uma fonte significativa de gordura ou proteína, você vai ter pouco mais de 13 gramas de carboidratos - uma quantidade que inclui 5 gramas de fibra e cerca de 4,5 gramas de açúcar - de uma xícara da fruta picada. Você também vai chegar perto de 15 miligramas de vitamina C, ou 24 por cento do valor diário com base em uma dieta de 2.000 calorias, bem como quantidades apreciáveis de vitaminas K e E.
Cranberries secas
O sabor de um pimento da boca do cranberry se intensifica à medida que ele seca, e é por isso que a maioria dos cranberries secos é feita com açúcar ou algum outro tipo de adoçante. Uma porção de 1/3-xícara de cranberries secas adoçadas fornece pouco mais de 120 calorias e cerca de 33 gramas de carboidratos, incluindo 2,3 gramas de fibra. Aproximadamente 80% dos carboidratos presentes nos cranberries secos vêm de açúcares simples, de acordo com o USDA. Como os arandos são normalmente borrifados com óleo para evitar que grudem quando secam, eles são um pouco mais ricos em gordura do que a variedade fresca. Eles também são desprovidos de vitamina C, que é destruída pelo processo de secagem.
Benefícios para a saúde
Cranberries não pode embalar tantas vitaminas e minerais em cada caloria como algumas outras frutas, mas como quase todas as bagas A maioria dos benefícios para a saúde associados aos cranberries - frescos, secos ou espremidos - provêm do seu excepcional conteúdo fitoquímico. Os arandos são uma das principais fontes de antioxidantes, fornecendo mais substâncias que combatem os radicais livres do que mirtilos, amoras, framboesas, morangos e cerejas, segundo a análise do USDA. Eles são uma fonte significativa de proantocianidinas, que são conhecidos por inibir as bactérias associadas a infecções do trato urinário, e também podem interferir com as bactérias que causam úlceras no estômago e doenças da gengiva.
Fator de palatabilidade
Cranberries não processados São amplamente considerados demasiado tart para comer, razão pela qual comê-los geralmente significa consumir açúcares adicionados. Embora os cranberries açucarados sejam muito mais palatáveis, a American Heart Association observa que uma dieta rica em açúcar adicionado tem sido associada a um risco maior de morrer de doença cardíaca. Se cranberries secas são parte de sua dieta diária, corte em outras fontes de açúcares adicionados para evitar consumir muito. Adicione cranberries frescos e sem açúcar à salada de frutas - peras, melão, uvas e outras frutas doces ajudarão a equilibrar seu sabor e não contarão para a ingestão de açúcares adicionados.
, , ] ]