Os alimentos processados geralmente contêm conservantes para estabilizar seus sabores e texturas e prolongar sua vida útil. Alimentos de salgadinhos como biscoitos e bolos, refeições prontas e outros produtos de conveniência podem incluir conservantes, bem como adição de sal, açúcar e gorduras trans para aumentar os sabores dos alimentos. Por outro lado, os alimentos integrais não processados raramente contêm conservantes, mas estragam mais rápido como resultado. Evite aditivos alimentares e açúcar extra ou sódio, consumindo produtos frescos, carnes, laticínios e outros itens perecíveis.
Leia atentamente os rótulos dos produtos. Fique atento aos ingredientes que parecem estranhos. Como regra geral, se você não sabe o que é a maioria dos ingredientes de um produto, não o compre.
Altere os menus semanais de sua família para se concentrar em produtos preparados na hora refeições feitas com ingredientes simples e saudáveis. Em vez de tacos usando misturas de molho pré-embaladas e queijo americano processado, tente tacos saudáveis com tortilhas de milho fresco, salsa caseira e cheddar ralado.
Leia livros de culinária antiquados para receitas interessantes. Se suas receitas favoritas pedirem sopas enlatadas, salgadinhos ou outros ingredientes processados, altere as receitas para incluir ingredientes mais saudáveis. Por exemplo, substitua o revestimento do biscoito no frango assado por farinha de rosca temperada caseira.
Compre alimentos frescos e integrais em mercados de agricultores ou em mercearias orgânicas. Alimentos orgânicos raramente têm conservantes. Os produtos cultivados localmente precisam ser transportados apenas por curtas distâncias para alcançar os consumidores, tornando os preservativos desnecessários.
Compre cortes frescos de carne em vez de carnes curadas ou carne de almoço, que contém muito sal um conservante. Verifique se os cortes são magros para reduzir a quantidade de gordura saturada em sua dieta. Sobras fazem sanduíches saborosos.
Introduza mais grãos integrais como trigo, cevada e arroz integral à dieta de sua família. Adicione leguminosas recém cozidas, como grão de bico, feijão e feijão. Esses alimentos integrais oferecem proteínas, fibras, ferro e outros nutrientes cruciais sem conservantes.
tempere os alimentos com ervas secas e temperos saborosos, em vez de misturas embaladas, que normalmente contêm sal, aromas artificiais e conservantes.