A questão de saber se algo é uma fruta ou legume nem sempre tem uma resposta clara. Embora a definição de uma fruta seja muito precisa do ponto de vista botânico, a percepção do consumidor e até mesmo a lei nem sempre apóiam os fatos botânicos ou as definições do dicionário. Por causa disso, você sempre tem que determinar o contexto ao determinar se algo é uma fruta ou um vegetal.
Descubra de que parte da planta veio. Do ponto de vista botânico, os vegetais são derivados da parte vegetativa de uma planta, como a raiz, caules ou folhas. Frutos são derivados do ovário de uma planta.
Procure por sementes. Como o ovário de uma planta geralmente contém suas sementes, os alimentos que possuem sementes são considerados frutas do ponto de vista botânico. Isso inclui tomate, berinjela, pepino e até mesmo feijão verde.
Prove. Se o item for doce, a maioria dos consumidores concluirá que é uma fruta e não um vegetal, mesmo que os botânicos não concordem.
Pense se as pessoas normalmente comem isso como parte de um princípio principal. prato ou um lanche. Os consumidores normalmente comem vegetais como parte de uma refeição, mas comem frutas como um lanche ou sobremesa.
Verifique a lei. Em 1893, o Supremo Tribunal dos EUA decidiu que os tomates deveriam ser legalmente classificados como vegetais nos Estados Unidos para fins tributários, apesar do fato botânico de que na verdade é um vegetal. O juiz Horace Gray afirmou que baseou a sua decisão na "fala comum" e na percepção comum que o público tinha sobre o tomate ser um vegetal.