Os exercícios de resistência melhoram sua capacidade de manter a atividade física por um período de tempo relativamente longo. Os corredores de maratona são um exemplo de atletas de resistência; eles desenvolvem suas habilidades para desempenho ideal por longos períodos de tempo. Como os exercícios de resistência normalmente aceleram a frequência cardíaca e a respiração, o termo também é usado alternadamente com o exercício cardiovascular.
Exercícios aeróbicos versus anaeróbicos
Exercícios de resistência exigem que seu corpo trabalhe aerobicamente, usando oxigênio para produzir energia você precisa para o movimento. Durante a atividade aeróbica, a intensidade do movimento é limitada pela taxa em que o corpo pode absorver e usar oxigênio. Como resultado, a atividade aeróbica é menos vigorosa do que a atividade anaeróbica, que extrai energia da glicose sem oxigênio. A atividade aeróbica é ideal para melhorar a resistência porque você pode sustentá-la por períodos relativamente longos. Em comparação, o exercício anaeróbico só é possível para rajadas relativamente curtas porque o método anaeróbico de produção de energia inunda rapidamente os músculos com ácido láctico, impossibilitando a continuação do esforço intenso por um período mais longo.
Efeitos no Sistema Cardiovascular>
Quando você participa de exercícios de resistência, seu sistema cardiovascular deve trabalhar mais para fornecer oxigênio, nutrientes e hormônios a um ritmo acelerado. Seu coração bate mais rápido e bombeia um volume maior de sangue a cada batida. Com o coração trabalhando mais, seu corpo pode levar o sangue para os pulmões mais rapidamente, oxigenando-o e depois entregando-o aos músculos mais rapidamente. Além disso, os processos metabólicos aceleram, exigindo um transporte mais rápido de nutrientes.
Benefícios O exercício de resistência regular melhora a capacidade funcional do sistema cardiovascular, resultando em uma freqüência cardíaca de repouso menor e um retorno mais rápido ao seu sistema cardiovascular. pulso normal após o exercício. Através do exercício de resistência regular, os músculos fortalecem-se à medida que queima gordura, levando a uma melhor relação músculo-gordura. A menor porcentagem de gordura corporal ajuda o metabolismo a trabalhar de forma mais eficiente, acelerando os efeitos de perda de peso de exercícios futuros. Além disso, a condição melhorada do seu sistema cardiovascular coloca você em um menor risco de doença cardíaca e outras doenças crônicas.
Dicas
Se você é um iniciante, você deve facilitar o exercício de resistência gradualmente, começando com exercícios de intensidade relativamente baixa. Para aproveitar todos os benefícios, certifique-se de que cada sessão dura pelo menos 10 minutos. Apontar para o exercício por pelo menos 150 minutos por semana em intensidade moderada ou por 75 minutos por semana a uma intensidade mais vigorosa. Se você não estiver acostumado a fazer exercícios regularmente, consulte seu médico antes de começar uma nova rotina. Se você tiver problemas nas articulações, opte por exercícios de resistência de baixo impacto, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.