Correr pode ser uma forma intensa de exercício, especialmente se você está apenas começando. É normal que suas pernas fiquem cansadas, mas alguns fatores podem agravar isso. Você pode estar trabalhando muito cedo demais, ou simplesmente não dando ao seu corpo os nutrientes de que precisa para passar pela sua corrida. Converse com seu médico sobre suas preocupações e, em seguida, tome medidas para aumentar seus níveis de energia e resistência.
Primeiros passos
Você precisa ter certas coisas em mente quando começar um regime de corrida. Primeiro, verifique com seu médico se você está saudável o suficiente para esse tipo de exercício. Se você tem mais de 20% de excesso de peso, a execução pode não ser realista para você. Você deve comprar sapatos bons e apropriados para evitar bolhas, dores nas canelas e dores musculares, e tudo isso pode atrasá-lo ou apenas desencorajá-lo. Manter o nível da cabeça, inclinar-se para os tornozelos e relaxar os ombros pode melhorar a sua forma e suavizar a corrida.
Demasiado, muito em breve
Intensidade de treino moderada a vigorosa é a recomendação padrão para perda de peso e manutenção, mas se você é novo para o exercício, isso pode ser demais para você. Empurrar as pernas com muita força, rápido demais não só o deixará cansado e incapaz de completar o treino - também pode causar lesões. Você pode precisar começar a andar, depois progredir para intervalos de caminhada /corrida e, finalmente, para corridas completas. Pode levar várias semanas para alcançar suas metas de execução, mas o treinamento lento e constante é o melhor para evitar a fadiga.
Intensidade e frequência cardíaca
Se você não tiver certeza da intensidade de sua rotina de corrida, monitore seu frequência cardíaca. Em geral, você quer trabalhar dentro de 50 a 85% da sua frequência cardíaca máxima, que é de 220 menos a sua idade. Isso se traduz em um ritmo moderado a vigoroso. Qualquer coisa acima disso pode fazer com que você se canse muito rápido, e você pode trabalhar até chegar a esse intervalo, se necessário. Você também pode fazer alguns exercícios de levantamento de peso em seus dias entre corridas para fortalecer seus músculos e melhorar sua resistência.
Dieta adequada
Se você não está recebendo uma quantidade adequada de nutrientes, você pode estar matando seus níveis de energia antes mesmo de começar a correr. Você precisa comer carboidratos e beber água dentro de uma hora após o exercício para reiniciar as reservas de energia do seu corpo. Você também precisa garantir que está obtendo produtos suficientes, proteína magra e gordura em sua dieta, os quais seu corpo precisa para ajudá-lo a correr no seu melhor. Se você estiver cortando calorias, considere consultar um nutricionista que possa ajudá-lo a elaborar um plano de lanches e refeições que ajudará e não prejudicará suas metas de condicionamento físico.