Quando perguntamos se o camarão e as vieiras aumentam os níveis de colesterol, a maioria das pessoas realmente quer saber se aumentam os níveis de colesterol prejudicial. A ciência da nutrição identifica dois tipos de colesterol no sangue, um bom e um ruim. As gorduras e óleos no camarão e vieiras podem afetar os níveis de ambos. O seu corpo produz dois tipos diferentes de colesterol: lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Embora ambos sejam necessários para as funções básicas do seu corpo, o excesso de colesterol LDL coloca você em maior risco de ataque cardíaco, pressão alta e derrame. O colesterol HDL na verdade reduz o seu risco, ajudando a limpar o perigoso LDL do seu sistema. Quando você obtém seu colesterol medido no médico, a medida do "colesterol total" responde por essa interação subtraindo sua contagem de HDL da sua contagem de LDL.
Informações Nutricionais
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, uma porção de 3 onças de camarão contém 0,2 gramas de gordura saturada e 0,6 gramas de gordura insaturada. Três onças de vieiras não contêm nenhuma quantidade apreciável de gordura saturada e 0,1 gramas de gordura insaturada. Em ambos os casos, estes são para frutos do mar simples e cozidos no vapor. Diferentes métodos de cozimento - como panificação e fritura - podem alterar significativamente este perfil nutricional.
Gorduras e colesterol
Seu corpo produz colesterol LDL prejudicial em resposta à presença de gordura saturada em sua dieta. Ele produz colesterol HDL quando você come gorduras insaturadas. Como um alimento saudável para o coração depende mais da proporção de gordura insaturada benéfica para gordura saturada prejudicial do que da simples quantidade de gordura que o alimento contém.
Camarão, Vieiras e Colesterol
Ambos os tipos de alimentos frutos do mar têm esmagadoramente mais gordura insaturada do que gordura saturada, e quantidades relativamente baixas de ambos. Isso significa que o camarão e as vieiras são uma escolha aceitável para pessoas restritas a uma dieta pobre em colesterol. Mais uma vez, isso pressupõe que eles estão sendo cozidos sem molhos ou outros ingredientes que contêm quantidades elevadas de gorduras saturadas.