Os ovos cozidos fornecem quantidades significativas de riboflavina, vitamina B-12, fósforo e selênio. Eles contêm menos gordura do que os ovos preparados com manteiga ou óleo, tornando esta uma das formas mais saudáveis de preparar os ovos. Eles ainda são ricos em colesterol, no entanto, e, se não forem preparados adequadamente, podem aumentar o risco de salmonela por doenças transmitidas por alimentos.
Risco de Salmonella
Se você cozinhar seus ovos totalmente até que o branco e As gema são sólidas e não as mantêm paradas por mais de duas horas à temperatura ambiente. Elas são seguras e provavelmente não lhe darão salmonela, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Mas se você comer seus ovos quando eles não estiverem totalmente cozidos ou quando eles estiverem em temperatura ambiente por muito tempo, você pode se infectar se as bactérias salmonelas estiverem presentes no ovo. Os sintomas, que incluem diarréia, febre e cólicas abdominais, podem durar até uma semana.
Risco de doenças cardíacas
Cada ovo cozido tem 187 miligramas de colesterol. Embora a gordura saturada tenha um efeito maior sobre o colesterol sanguíneo, o colesterol na dieta ainda pode aumentar o colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas, especialmente se você consome quantidades excessivas ou aumenta o risco de doenças cardíacas. Limite o colesterol na dieta a 300 miligramas por dia se você estiver saudável ou 200 miligramas se tiver colesterol alto. Consumir até um ovo por dia não é susceptível de aumentar o risco de doença cardíaca, no entanto, de acordo com um estudo publicado no "British Medical Journal" em 2013.