Mudanças em sua dieta e estilo de vida provam o método mais efetivo de abaixar o colesterol. Mas existem algumas evidências de que doar sangue também pode reduzir seus números. A ciência não apóia a doação de sangue como meio primário de reduzir o colesterol, mas adultos saudáveis ajudam os outros dando sangue.
A ligação entre doação de sangue e redução do colesterol
A "hipótese do ferro", proposta por um professor de cardiologia na Universidade de Kansas, postulou que o ferro perdido por mulheres durante a menstruação ajudou a protegê-las contra o acúmulo de colesterol. David G. Meyers queria descobrir se os homens que doaram sangue poderiam obter benefícios semelhantes. Ele descobriu que os homens que doavam sangue freqüentemente reduziam o risco de doença cardíaca em 30% em comparação com doadores pouco frequentes, de acordo com um relatório publicado em “Transfusion” em junho de 2002. O estudo de Meyers examinou a saúde de 3.000 homens e mulheres na pós-menopausa.
Requisitos de elegibilidade para doar sangue
Se você quiser colocar a "hipótese do ferro" em um teste pessoal, você pode doar sangue total com uma freqüência a cada 56 dias, segundo a Cruz Vermelha Americana. Pessoas saudáveis que pesam mais de 110 libras e que têm 17 anos ou mais podem doar sangue. Alguns tipos de infecções bacterianas e distúrbios de coagulação podem torná-lo inelegível para doar sangue. Você não pode doar sangue se sua pressão arterial for maior que 180/100 ou menor que 80/50. Transfusões de sangue e alguns tipos de câncer podem torná-lo inelegível. Outras condições desqualificantes incluem Síndrome de Fadiga Crônica, hepatite causada por vírus, HIV, uso de drogas intravenosas e sífilis não tratada.
A dieta e estilo de vida A
American Heart Association e outras organizações de saúde não listam o sangue doando como um meio de reduzir o colesterol e proteger-se contra doenças cardíacas. Se você optar por dar sangue, você não deve abandonar outros métodos recomendados para melhorar a saúde do coração. MayoClinic.com defende que você limite a quantidade de colesterol, gordura saturada e gordura trans em sua dieta. Consumir o mínimo de açúcar possível, adicione fibras à sua dieta e faça exercícios regularmente. Se você fuma, você deve parar.
Recomendações
Para reduzir o colesterol em sua dieta diária para 200 mg a 300 mg, conforme recomendado pela MayoClinic.com, não coma carnes orgânicas e não coma mais do que "Você pode reduzir a gordura saturada entre 16 e 22 g diariamente, escolhendo fontes magras de proteína e mantendo pequenas porções. Um 3 ½ oz. porção de frango sem pele contém 1 g de gordura saturada, mas um hambúrguer de meia libra contém 16 gL. Você pode reduzir a gordura trans para 2 g por dia usando azeite em vez de margarina ou gordura como óleo de cozinha. Você pode reduzir seu consumo de açúcar, evitando produtos assados comerciais - também uma fonte de gordura trans - e refrigerantes açucarados.