Quando se trata de colesterol, proteger seu coração é mais do que simplesmente diminuir seus números. Manter o colesterol total e o colesterol LDL, ou colesterol "ruim", baixo pode reduzir o risco de doença cardíaca. Mas um baixo nível de colesterol HDL não é bom. De fato, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, um baixo nível de HDL é um preditor independente de doença coronariana. Felizmente, você pode fazer algumas mudanças na dieta e no estilo de vida para aumentar seu nível de HDL.
HDL Basics
Embora o HDL seja muitas vezes referido como "bom" colesterol, tecnicamente não é colesterol. Na verdade, é uma proteína que o corpo sintetiza para transportar o colesterol. O HDL, ou lipoproteína de alta densidade, transporta o colesterol da corrente sanguínea para o fígado, onde é reciclado. O HDL protege o seu coração porque evita a acumulação excessiva de colesterol na corrente sanguínea. Segundo a American Heart Association, os níveis de HDL devem ser superiores a 40 miligramas por decilitro para homens e mais de 50 miligramas por decilitro para mulheres.
Trocar suas gorduras
Acredite ou não, comer uma dieta extremamente baixa a gordura não ajudará seus números de HDL. Na verdade, uma dieta muito baixa em gorduras reduzirá seu nível de HDL. A gordura é um componente importante da dieta, mas a chave é escolher as gorduras certas. Gorduras saturadas encontradas em produtos de origem animal e gorduras sólidas como manteiga aumentam seus níveis de LDL. Mas gorduras insaturadas encontradas em óleos de oliva, canola ou cártamo podem aumentar seus níveis de HDL sem aumentar seu LDL. Abacates e nozes são outros alimentos que fornecem uma boa fonte de gorduras saudáveis que podem impulsionar o seu HDL.
A Magia do Peixe
Omega-3 ácidos graxos encontrados em peixes gordurosos são um dos nutrientes mais importantes para elevando os níveis de HDL juntamente com a redução do LDL. A American Heart Association recomenda comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Peixes oleosos, como salmão, sardinha, arenque, cavala e robalo, contêm a maior quantidade de ácidos graxos ômega-3. Se você não gosta de peixe ou é alérgico, fale com seu médico sobre tomar um suplemento de óleo de peixe. Outros alimentos que contêm pequenas quantidades de ácidos graxos ômega-3 são linhaça moída, alimentos de soja, vegetais de folhas verdes e nozes.
Modificações de estilo de vida
Usado com moderação, o álcool também pode ajudar a elevar os níveis de HDL. Vinho tinto foi encontrado para ser particularmente eficaz. Se você também tem níveis elevados de triglicérides, deve evitar o álcool. A atividade física e perda de peso moderada também são excelentes métodos para aumentar o HDL. Exercícios aeróbicos frequentes podem fazer com que seu corpo produza mais HDL. Apontar para 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de exercício intenso por semana. Se você fuma, cortar o hábito também pode aumentar os níveis de HDL.