O colesterol não vem apenas dos alimentos que você come. Seu corpo produz cerca de 75%, e o restante vem da comida, segundo a American Heart Association. Os resultados dos testes de colesterol ajudam a determinar o risco de doenças cardíacas, a principal causa de morte nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Se você teve recentemente seu colesterol verificado , seu médico provavelmente pediu um exame de sangue, o perfil lipídico em jejum, para medir seu colesterol total. A leitura do colesterol total representa o HDL, ou colesterol "bom" e LDL, ou "ruim". O National Cholesterol Education Program classifica os níveis de colesterol total como desejáveis se forem menores que 200; limite alto se 200 a 239; e alta se maior que 240. Um nível de colesterol de 200 ou superior aumenta o risco de doença cardíaca, de acordo com a American Heart Association.
Colesterol LDL
Quando você obter seus resultados de colesterol total, pergunte ao seu médico para o seu nível de LDL. O Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol relatou em seu relatório de resumo do ATP III de 2001 que o colesterol LDL elevado é uma das principais causas de doenças cardíacas. O relatório classifica os níveis de colesterol LDL como ótimos se for menor que 100; limite alto se 130 a 159; e alta se 160 a 189. Se você tem outros fatores de risco para doenças cardíacas, como diabetes, seu médico pode querer que você diminua seu colesterol LDL.
HDL Colesterol
HDL é "bom colesterol" porque níveis mais altos ajudam a proteger contra doenças cardíacas, removendo o excesso de colesterol de suas artérias (Veja Ref. 2). O National Cholesterol Education Program classifica um nível de HDL maior que 40 como desejável (ver ref 1 pg 3). Uma dieta saudável para o coração e atividade física regular pode aumentar os níveis de HDL. Manter o colesterol total normal pode ajudar a manter os níveis de colesterol abaixo de 200. Seguir uma dieta saudável ajudará a reduzir o colesterol total e aumentar o colesterol HDL . Uma dieta saudável para o coração oferece alta fibra, baixo teor de sódio e baixo teor de gordura. Consiga isso comendo mais frutas, verduras, cereais integrais e proteínas com baixo teor de gordura e reduzindo a ingestão de sal.
, , ] ]