Os lipídios são um grupo amplo de moléculas naturais que incluem triglicérides ou gorduras, fosfolipídios ou emulsificantes e esteróis. Como o próprio nome sugere, o colesterol é um esterol. Os esteróis têm estruturas químicas semelhantes, consistindo de múltiplos anéis e uma cadeia lateral, e suas funções envolvem o envio de mensagens químicas no corpo. Consumir muita ou pouca gordura provoca problemas de saúde, e em uma sociedade com um suprimento abundante de alimentos, as pessoas tendem a consumir mais do que a gordura e o colesterol.
Segundo a American Heart Association, o colesterol é uma substância semelhante à gordura, essencial à vida e encontrada em muitos tecidos, como o cérebro e o sistema nervoso, bem como em todas as células do corpo. Estabiliza e fortalece as membranas celulares. Como parte de um corpo saudável, o colesterol é usado para produzir outros esteróis, incluindo vitamina D, ácidos biliares, hormônios adrenais, como o cortisol, e hormônios sexuais, como a testosterona.
Fontes
O corpo não apenas produz colesterol suficiente de carboidrato, proteína e gordura para atender às suas necessidades, mas também obtém de alimentos de origem animal. Carnes, peixes, moluscos e aves contêm colesterol. E produtos de carne, incluindo leite integral e com baixo teor de gordura, queijo e ovos contêm colesterol. Alimentos à base de plantas, como frutas e legumes, grãos, nozes e sementes não contêm colesterol.
Por que limitar os lipídios? Quando o excesso de colesterol está no sangue, torna-se um risco para a saúde. O colesterol pode formar depósitos nas paredes das artérias. Estes depósitos podem levar à aterosclerose. O processo começa com estrias gordurosas nas artérias. Em seguida, formam-se coágulos sanguíneos ao longo dessas lesões. Quando a placa e os coágulos sanguíneos restringem o fluxo sanguíneo, a pressão arterial aumenta. A pressão arterial elevada cria mais danos até que, eventualmente, um coágulo sanguíneo pode bloquear o fluxo de sangue e causar ataque cardíaco ou derrame.
As Diretrizes Dietéticas do USDA para americanos recomendam a ingestão de menos de 300 mg por dia de colesterol dietético. Para limitar os lipídios na dieta, reduza gordura total, gordura saturada e colesterol. Um ovo contém mais de 200 mg de colesterol na gema. Limitar a gordura saturada também pode afetar o colesterol total. O USDA MyPyramid recomenda uma dieta saudável baixa em gordura saturada e colesterol.
Medir o colesterol
Um perfil de lipídios no sangue em jejum fornece uma medida de vários lipídios no sangue, incluindo o colesterol total, HDL e LDL. O HDL, ou lipoproteína de alta densidade, leva o colesterol de volta ao fígado para ser reciclado ou descartado como resíduo. O HDL alto protege o coração, ajudando a remover o colesterol da circulação. O LDL transporta o colesterol para todas as células do corpo para atender às suas necessidades. Mas o LDL elevado indica potenciais efeitos nocivos no organismo devido a um excesso de colesterol.
Níveis Recomendados
As recomendações do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue são para manter o colesterol total abaixo de 200 mg /dL de sangue como um nível desejável. Outros níveis incluem alto limítrofe, ou 200 mg a 239 mg /dl e alto, ou acima de 240 mg /dl. O HDL abaixo de 40 mg /dL de sangue é considerado baixo, e acima de 60 mg /dL é considerado alto. Um nível ideal de LDL é menor que 100 mg /dL, próximo do ideal é de 100 mg a 129 mg /dL, limiar alto é de 130 mg a 159 mg /dL, alto é 160 mg a 189 mg /dL e muito alto está acima de 190 mg /dL.
, , ] ]