O termo lipídio descreve uma molécula orgânica de ocorrência natural que não pode se dissolver na água. Embora muitas pessoas usem os termos gordura e lipídios de forma intercambiável, uma gordura é um lipídio, mas um lipídio não é necessariamente uma gordura. Seu corpo usa lipídios como fonte de energia, para produzir hormônios, para absorver vitaminas lipossolúveis e para fornecer estrutura às membranas celulares, e armazena esses lipídios de várias maneiras.
Triglicerídeos
Seu corpo divide a comida e bebidas que você consome em energia utilizável. Qualquer energia não usada imediatamente é convertida em um tipo de lipídio conhecido como triglicérides que armazena a energia para uso posterior. Você deve tentar evitar o consumo de calorias em excesso porque um alto nível de triglicerídeos no sangue aumenta o risco de doenças cardíacas, a principal causa de morte nos Estados Unidos. Por esta razão, a American Heart Association recomenda manter seus níveis de triglicérides em menos de 150 miligramas por decilitro. Além disso, seu corpo armazena excesso de triglicérides nas células adiposas.
Fat Células
Os lipídios classificados como ácidos graxos são armazenados em células de gordura, também conhecidas como tecido adiposo. As células de gordura consistem em até 90% de glóbulos de gordura e triglicerídeos. Embora a molécula conhecida como glicogênio armazene glicose para uso posterior, o glicogênio fornece energia suficiente para manter as funções do corpo por aproximadamente um dia. Em contraste, as células de gordura contêm energia suficiente para manter seu corpo funcionando por 30 a 40 dias, de acordo com informações fornecidas pelo Elmhurst College.
Membranas Celulares
Todas as membranas celulares armazenam uma pequena quantidade de lipídios na forma de fosfolipios. Os fosfolipídios dão às membranas celulares sua estrutura. Os fosfolipídios consistem em uma cabeça solúvel em água com uma cauda que repele a água, tornando-a hidrofóbica. Os fosfolipídios formam uma bicamada com as caudas de frente uma para a outra e as cabeças voltadas para fora. Esta estrutura única serve como uma barreira seletiva que regula o fluxo de moléculas dentro e fora da célula.
Lipoproteínas
Células do fígado produzem um tipo especializado de proteína conhecida como uma lipoproteína. Como os lipídios não podem se dissolver no sangue, uma vez que o sangue consiste principalmente de água, as lipoproteínas se ligam aos lipídios para transportá-los através dos vasos sanguíneos. As lipoproteínas servem como armazenamento temporário de triglicérides e colesterol, ambos classificados como lipídios. As lipoproteínas de baixa densidade, chamadas LDL, mantêm o excesso de colesterol no sangue e contribuem para um aumento do risco de doenças cardíacas. As lipoproteínas de alta densidade, o HDL, captam o excesso de colesterol e o levam de volta ao fígado, que converte o colesterol em ácidos biliares. Para manter um sistema cardiovascular saudável, o National Heart Lung and Blood Institute recomenda que você mantenha o nível total de lipoproteínas abaixo de 200 miligramas por decilitro. , , ] ]