O corpo humano produz cerca de 75% do colesterol em um determinado momento. O fígado é o maior órgão interno do corpo e é responsável pela produção de colesterol.
O colesterol é uma substância semelhante à gordura que tem uso em quase todas as células do corpo e é necessário para o corpo. para funcionar corretamente. É insolúvel no sangue, circulando pelo sangue após ser encapsulado em um revestimento de proteína (a combinação de colesterol e revestimento protéico é chamada de quilomicron.)
Fontes
O corpo utiliza duas fontes de colesterol . Uma fonte é exógena, ou colesterol dietético, encontrado em peixes, carnes vermelhas, aves e laticínios. Certos tipos de carnes, tais como carnes de órgãos (por exemplo, fígado, cérebro) são extremamente ricas em colesterol. A grande maioria dos alimentos vegetais não contém colesterol.
A segunda fonte é endógena, ou criada pelo corpo. Este processo é uma série complexa de reações bioquímicas que produz o colesterol necessário para o corpo funcionar.
Função
O colesterol é um dos principais intervenientes no corpo humano. É responsável por porções de quase todas as membranas celulares no corpo, e alguns tecidos utilizam mais colesterol do que outros. Por exemplo, o cérebro pode usar até 25% do colesterol total do corpo para funcionar. Moléculas produtoras de energia, como a Coenzima Q-10, exigem que o colesterol seja construído. Sem ela, o corpo não pode produzir energia adequada para alimentar suas células.
Produção
O fígado é o centro de produção do corpo para o colesterol endógeno.
Níveis
O fígado produz cerca de 1.000. miligramas de colesterol numa base diária. Isso geralmente é suficiente para atender a todas as demandas exigidas pelo corpo.
Por outro lado, a dieta americana média contém entre 200 mg e 325 mg de colesterol, dependendo do sexo, raça e localização.