As moléculas podem ser divididas em dois tipos: Existem aquelas que são polares e possuem pólos magneticamente positivos e negativos, como a água. Moléculas não-polares são o segundo tipo e incluem lipídios. Essas moléculas semelhantes à gordura não se misturam bem com moléculas polares - como o óleo na água. Os lipídios desempenham papéis importantes no funcionamento das células e na saúde do corpo; lipídios excessivos no sangue estão ligados a condições adversas de saúde.
Funções Lipídicas em Células
No nível celular, os lipídios funcionam para armazenar energia, proteger as células e produzir moléculas de sinalização. As moléculas de gordura contêm 9 calorias na dieta por grama, que é mais densa que os carboidratos ou proteínas. A gordura pode ser armazenada nas células e usada para energia quando o corpo precisa de uma fonte de calorias não adequadamente fornecida pela dieta. A quebra de lipídios pode contribuir para a formação de ATP, a principal molécula transportadora de energia do corpo. Os lipídios protegem as células, compondo a maior parte da membrana celular. A membrana celular que envolve a célula é análoga à pele. Como não é polar, os fluidos polares, à base de água, dentro e fora da célula não penetram na membrana. Finalmente, os lipídios são usados para fazer hormônios e outros mensageiros que dizem às células quais funções devem ser executadas.
Tipos de Lipídios
Tipos comuns de lipídios incluem ácidos graxos, triglicérides e colesterol. Os ácidos graxos são longas cadeias de carbono não polares com oxigênio no final. Os triglicerídeos possuem três ácidos graxos longos ligados ao glicerol de pequenas moléculas. O colesterol é uma estrutura em anel que é principalmente não-polar, mas também tem um final polar. No sangue, essas moléculas lipídicas estão ligadas a proteínas para produzir moléculas chamadas lipoproteínas. Duas das lipoproteínas mais conhecidas incluem a lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, conhecida como "colesterol ruim" e lipoproteína de alta densidade, ou HDL, conhecido como bom colesterol.
Lipídios na Dieta
Lipídios nos rótulos dos alimentos são listados como gorduras e colesterol. Existem gorduras que são ruins para você e para as que são boas ou melhores para você. Você deve evitar gorduras saturadas e trans. Gorduras monoinsaturadas e trans são melhores para você. O colesterol deve ser limitado na dieta. Embora seja importante para manter a flexibilidade da membrana celular e produzir hormônios esteróides, o fígado é capaz de sintetizar o suficiente; colesterol excessivo na dieta, junto com gorduras saturadas e trans aumentam os riscos da doença.
Complicações de lipídios elevados
Altos níveis de triglicérides, LDL e colesterol total no sangue estão ligados a condições adversas de saúde. Essas substâncias podem se alojar nos tecidos. Contribuem para o estreitamento e endurecimento das artérias, chamadas arteriosclerose. Isso aumenta as chances de desenvolver restrição do suprimento de sangue para as extremidades, conhecida como doença vascular periférica; restrição do fluxo sanguíneo para os intestinos, conhecida como angina intestinal; danos nos rins; ataques cardíacos e derrames.