A soja é parte da família das ervilhas e tem havido muita controvérsia em torno dela. Há relatos de que ajuda a gerenciar certas condições e sintomas médicos; que é prejudicial em altas doses; enquanto outros relatórios dizem que não tem efeito algum. Em geral, a soja consumida através dos alimentos não demonstrou causar efeitos negativos à saúde. No entanto, se tentar administrar uma condição específica, a melhor opção é falar com um profissional de saúde, que pode decidir se comer produtos de soja ajudaria com base na saúde pessoal.
Reduz os níveis de colesterol
Produtos de soja Muitas vezes são consumidos por vegetarianos porque são uma boa fonte de proteína e são pobres em gordura saturada e colesterol. Além disso, muitos produtos de soja são ricos em gorduras boas ou gorduras poliinsaturadas. Diante disso, o consumo de alimentos à base de soja para suprir as necessidades de proteína no lugar de outras fontes de proteína com alto teor de gordura saturada e colesterol, pode ajudar a diminuir ligeiramente o LDL ou níveis de colesterol ruim, relata a American Heart Association. Consumir cerca de 50 g de soja por dia pode reduzir o colesterol LDL em até 3%, especialmente quando outras mudanças no estilo de vida saudável também são feitas.
Reduz a pressão arterial
Uma dieta rica em gorduras saturadas e o colesterol pode levar à formação de placa ao longo das paredes dos vasos sanguíneos. Isso faz com que os vasos sanguíneos se tornem duros e estreitos, o que restringe o fluxo sanguíneo. Quando os vasos sanguíneos se estreitam, a pressão arterial pode aumentar. No entanto, de acordo com a Cleveland Clinic, as fontes de proteína com base em plantas de consumo, como produtos de soja que são pobres em gordura e colesterol, podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Além disso, os produtos de soja podem ser ricos em fibras. A fibra solúvel inibe a capacidade do organismo de absorver o colesterol, portanto, uma dieta rica em fibras também pode ajudar a reduzir a pressão arterial também. O objetivo é substituir as fontes animais de proteína, como produtos lácteos e carnes, por alternativas de soja algumas vezes por semana.
Diminui os afrontamentos
Outro uso comum para a soja é controlar as ondas de calor que ocorrem devido a menopausa. Muito mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia da soja, no entanto, alguns pacientes experimentam alívio das ondas de calor depois de tomar suplementos de soja, afirma o MayoClinic.com. As isoflavonas encontradas na soja, como a genisteína, podem ter um efeito semelhante ao do estrogênio no organismo, o que pode causar esse efeito. Menos risco de certos cânceres Embora a maioria dos estudos tenha sido em animais, a America Cancer Society sugere que o consumo de produtos de soja pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, ovário, útero e próstata. Desde que os estudos humanos foram limitados, ainda não há recomendações definitivas sobre o quanto ajuda. Tal como acontece com as ondas de calor, é o estrogênio como substâncias em produtos de soja que parecem reduzir o risco de câncer.
Considerações
Adicionar adição de soja na dieta através de alimentos não tem sido associada a quaisquer problemas de saúde. Pode causar reações naqueles que são alérgicos à soja. Alguns pacientes apresentam dor de estômago, fezes moles e diarréia causadas por excesso de soja. Suplementos de soja não foram testados para segurança ou interações com outros medicamentos. Além disso, o teor de soja varia muito em diferentes produtos e, como a pesquisa é limitada, não há uma quantidade definida para consumir em benefício da saúde. No entanto, é uma fonte mais saudável de proteína e alguns produtos de soja são baixos em calorias, o que pode ajudar na perda de peso.