A diabetes aumenta o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. É fundamental controlar outros fatores de risco, como obesidade, níveis elevados de colesterol e hipertensão. A American Diabetes Association diz que até dois dos três diabéticos têm hipertensão e que, devido ao aumento do risco de doença cardíaca, as pessoas com diabetes devem trabalhar para manter os níveis pressóricos abaixo de 130/80 mmHg.
Hipertensão e Diabetes A hipertensão arterial, ou hipertensão, força o coração a trabalhar mais para bombear o sangue por todo o corpo. De acordo com a ADA, quando o coração trabalha mais, aumenta o risco de complicações diabéticas. Embora existam muitas causas de hipertensão, uma dieta rica em sódio é mais frequentemente a culpada. O sódio atrai a água e o excesso de sódio aumenta o volume de sangue - é o que aumenta a pressão no sistema circulatório. Seguir uma dieta com baixo teor de sódio pode baixar a pressão arterial em apenas 14 dias.
Abordagens dietéticas para parar a hipertensão arterial O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA desenvolveu as Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão, ou DASH, dieta para baixar a pressão arterial com um plano alimentar bem equilibrado e denso em nutrientes. A ingestão de sódio é limitada a 1.500 mg por dia; carboidratos compõem 55 por cento das calorias, 18 por cento vêm de proteína e 27 por cento de gordura. A gordura saturada e o colesterol dietético são muito limitados, o que ajuda a controlar os níveis "ruins" de colesterol LDL, outro fator de risco para doenças cardiovasculares. Essas diretrizes nutricionais se encaixam perfeitamente com as diretrizes dietéticas gerais para diabéticos da University of Maryland Medical Center - que entre 44% e 65% de suas calorias vêm de carboidratos, entre 12% e 20% de proteínas e entre 25% e 35% de gordura. DASH e Diabetes
A dieta DASH é uma dieta rica em fibras que recomenda um consumo mínimo de 30 g de fibra por dia. A fibra ajuda a digestão lenta, regulando a produção de glicose e insulina e proporcionando saciedade. A fibra é uma excelente ferramenta de perda de peso porque ajuda você a sentir-se cheio mais e mais rápido, o que pode levar a uma ingestão calórica reduzida. Alimentos ricos em fibras incluem grãos integrais, legumes, verduras e frutas. É uma dieta pobre em açúcar que limita o consumo de açúcar a menos de cinco por semana.
O que comer
Se você segue uma dieta de 2.000 calorias, o plano DASH permite entre seis e oito porções de grãos integrais, quatro a cinco porções de frutas e vegetais, três porções de gordura e laticínios e 6 oz. de proteína magra todos os dias. Porções de nozes, legumes e doces são limitados a menos de cinco porções semanais. Divida seus alimentos uniformemente ao longo do dia para regular o açúcar no sangue. Manter um peso corporal saudável reduzirá a pressão arterial e ajudará seu corpo a usar a insulina de forma mais eficaz. O plano DASH vem com diferentes planos alimentares baseados em necessidades calóricas. Sempre fale com seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.