Algumas pessoas acreditam que um plano de dieta individualizado, adaptado às suas necessidades metabólicas únicas, funciona melhor do que um plano de dieta tradicional. O inventor da dieta do tipo sanguíneo diz que pode promover a perda de peso e diminuir os riscos de doenças crônicas, instruindo dieters a comer alimentos específicos, dependendo do seu tipo sanguíneo. As celebridades Courtney Cox e Liz Hurley seguiram o plano do tipo sanguíneo, aumentando a conscientização pública sobre a controversa dieta. Converse com seu médico antes de iniciar uma dieta com base no seu tipo sanguíneo.
O médico naturopata Peter D'Adamo desenvolveu a dieta do tipo sanguíneo com base em suas teorias sobre a reação das proteínas do sangue com alimentos específicos. A presença de certos marcadores proteicos, ou antígenos, na superfície dos glóbulos vermelhos determina o seu tipo sanguíneo. Pessoas com o antígeno A são do tipo sanguíneo A, pessoas com antígeno B são do tipo B, pessoas com ambos os antígenos são do tipo AB e pessoas sem proteína são do tipo O. D'Adamo acredita que essas proteínas reagem negativamente com componentes de certos alimentos. . Cada tipo de sangue tem um plano alimentar especializado que supostamente previne as reações negativas entre as células do sangue e os alimentos. Alimentos com alimentos
Pessoas com sangue tipo B podem comer uma variedade de carnes e produtos lácteos. Carnes e peixes específicos permitidos na dieta incluem cordeiro, carne de carneiro, carne de veado, coelho, faisão, peru, carne de vaca, vitela, bacalhau, salmão, linguado, truta, linguado, alabote e outros peixes do oceano. Indivíduos do tipo B também podem comer leite, queijo, iogurte e outros produtos lácteos. Produtos de grãos aceitáveis incluem espelta, arroz, aveia e milho. Dieters Tipo B também podem comer vegetais de folhas verdes, abacaxi, banana, cranberries e ameixas. Alimentos para evitar
Uma variedade de alimentos supostamente reage negativamente com proteínas do sangue em pessoas com sangue tipo B. Carnes e peixes proibidos incluem frango, galinhas de caça, robalo, enguia, polvo, anchovas, camarão, ostras, amêijoas, caranguejo e lagostas. Embora a maioria dos produtos lácteos seja aceitável, o queijo americano, o sorvete, o queijo de corda e o queijo azul supostamente causam problemas de saúde. Indivíduos do tipo B também devem evitar grãos, nozes, produtos de soja, trigo, centeio, milho, tomate, alcachofra, abacate, azeitonas, abóbora, coco, romã e ruibarbo.
Plano de Alimentação
No café da manhã, considere comer cereal de farelo de arroz ou uma tigela de mingau de aveia com um copo de leite. Um almoço aceitável pode ser uma salada com vegetais verdes folhosos, queijo e um molho vinagrete leve. Para o jantar, coma carne grelhada ou peixe com legumes salteados. Os lanches podem incluir frutas frescas, iogurte ou uma fatia de queijo.
Concepções errôneas
Embora as teorias de D'Adamo sobre as interações entre proteínas e alimentos no sangue possam parecer convincentes, nenhuma evidência científica apóia a dieta do tipo sanguíneo. Juliette Kellow, uma nutricionista do Reino Unido, diz que a dieta do tipo sanguíneo é um plano alimentar pouco saudável. Ao eliminar grandes grupos de alimentos de sua dieta, você pode perder algum peso, mas esse plano alimentar não é sustentável a longo prazo e pode causar deficiências nutricionais e outros problemas de saúde. Discuta seus planos de dieta com um médico para criar um plano de alimentação saudável que funcione para você.