Demasiada gordura corporal é mais do que um problema cosmético - é também um problema de saúde. Calculado pela multiplicação do seu peso em quilogramas pela sua altura em metros quadrados, o índice de massa corporal é um número usado para estimar a gordura corporal. Enquanto um cálculo do IMC não pode fornecer detalhes sobre a quantidade exata de gordura no corpo de uma pessoa, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relatam que há uma relação direta entre um IMC elevado e excesso de gordura corporal. Um IMC saudável está em qualquer lugar entre 18,5 e 24,9. Estar acima do peso ou manter um IMC acima de 25 pode representar sérios riscos à saúde.
Diabetes tipo 2
Atualmente, existem 18 milhões de pessoas que vivem com diabetes tipo 2, segundo a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos. O Instituto Nacional de Diabetes e Rede de Informação de Controle de Peso da Doença Digestiva dos Rins reporta que 85% deles estão acima do peso. Excesso de gordura corporal não tem que ser uma sentença automática para diabetes, no entanto. Um estudo publicado em 2002 no New England Journal of Medicine pelo Diabetes Prevention Program descobriu que fazer 30 minutos de exercício cinco dias por semana e perder entre 5 e 7 por cento do seu peso corporal pode atrasar ou mesmo impedir o desenvolvimento do tipo 2 diabetes.
Cancro
Gordura corporal excessiva tem sido associada ao câncer. De acordo com uma pesquisa publicada no "New England Journal of Medicine" em 2003, o excesso de gordura corporal pode representar até 14% de todas as mortes por câncer em homens e 20% de todas as mortes por câncer em mulheres. Perder gordura corporal e alcançar um menor IMC pode diminuir significativamente a probabilidade de contrair câncer. O AVC é a terceira maior causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Aproximadamente 137.000 pessoas morrem de um acidente vascular cerebral a cada ano. Estar acima do peso pode levar a níveis mais altos de colesterol, pressão alta e diabetes. Estes são todos os fatores de risco de AVC. Perder gordura corporal pode ajudá-lo a obter colesterol, pressão arterial e açúcar no sangue sob controle, diminuindo significativamente o risco de um acidente vascular cerebral. Doenças cardíacas Demasiada gordura corporal também pode levar a doenças cardíacas. A doença cardíaca foi a principal causa de morte nos Estados Unidos em 2007, de acordo com resultados publicados pela American Heart Association em seu jornal médico, "Circulation" em 2010. Pressão alta, altos níveis de colesterol ruim e baixos níveis de bom colesterol são todas as características de pessoas com excesso de peso. Estes também são fatores de risco para doenças cardíacas. Perder peso pode melhorar todas essas condições, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Complicações na gravidez
As mulheres com IMC elevado têm maior risco de ter pressão alta e diabetes durante a gravidez, segundo relatórios de março. Dimes. Os bebês que nascem de mães com problemas de peso às vezes nascem prematuramente ou precisam de cuidados especiais após o parto. Eles também são mais propensos a serem obesos quando crianças. As mulheres com excesso de peso têm maior probabilidade de precisar de um parto cesáreo do que as mulheres que mantêm um peso saudável durante a gravidez. Exames médicos regulares, uma dieta saudável e um programa de exercícios sensatos e aprovados pelo médico podem ajudá-lo a manter um peso saudável e diminuir a probabilidade de complicações devido a um IMC elevado durante a gravidez,
, , ] ]