Embora esteja bem com moderação, você pode querer segurar o bacon se tiver um risco maior de certas condições de saúde, como doenças cardíacas ou pressão alta. E como outras carnes processadas, como carne de almoço e charque, o bacon contém nitritos, que comprovadamente causam câncer em estudos com animais.
Nitritos em Bacon
Como observado em um estudo publicado em 2009 "American Journal of Clinical Nutrition", ambos nitratos e nitritos nos alimentos têm sido associados com câncer e metemoglobinemia infantil, uma doença do sangue. Bacon geralmente contém uma forma de nitrito conhecida como nitrito de sódio, que é usado para preservar a carne e protegê-la de patógenos nocivos. De acordo com a University of Minnesota Extension, o nitrito de sódio libera substâncias chamadas nitrosaminas, que comprovadamente causam câncer em estudos com animais. Bacon que é cozido a uma temperatura mais alta libera mais nitrosaminas do que o bacon menos bem feito.
Conteúdo de Gordura
Bacon também tem um alto teor de gordura. Embora alguns tipos de gordura, como gordura monoinsaturada e poliinsaturada, realmente tenham benefícios para a saúde, o bacon é rico em gordura saturada, o que tem sido associado ao aumento do risco de doenças cardíacas. Embora a gordura saturada aumente os níveis de colesterol bom, ela também aumenta os níveis de colesterol ruim, como observado pela Harvard School of Public Health. Níveis elevados de colesterol podem levar a uma variedade de condições crônicas de saúde, incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, uma vez que contribuem para o acúmulo de placas nas artérias. Sódio
Alguns bacon também é muito rico em sódio. De acordo com o USDA National Nutrient Database, apenas uma fatia de bacon curado contém 194 miligramas de sódio. A ingestão diária recomendada de sódio para adultos é entre 1.500 e 2.300 miligramas, dependendo da idade e outros fatores. Isso significa que apenas três fatias de bacon poderiam representar mais de 25% de sua ingestão diária de sódio. Felizmente, existem variedades de baixo teor de sódio que têm um teor de sódio muito menor. Por exemplo, um produto com baixo teor de sódio contém apenas 82 miligramas de sódio por fatia. De acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, as pessoas que consomem uma porção de carne processada por dia são também mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2, devido ao teor de sódio e à presença de nitritos. Alternativas
Se você tem uma história familiar de doença cardíaca, quer perder peso ou simplesmente quer uma dieta mais saudável, existem algumas maneiras que você ainda pode desfrutar de bacon e minimizar seus efeitos nocivos. Sempre remova a gordura extra do bacon para diminuir o teor de gordura e evite adicionar sal ou outros temperos com alto teor de sódio ao bacon. Se você gosta de comer bacon regularmente, considere a substituição de variedades de carne de porco e carne bovina por bacon de peru, que é mais pobre em gordura, sódio e calorias totais.