Evidências médicas enfatizam que alguns tipos de gordura são bons para o coração. Em vez de focar nos níveis de colesterol total, a medicina moderna analisa diferentes tipos de colesterol no sangue, porque algumas formas de colesterol reduzem o risco de problemas cardíacos enquanto outras aumentam o colesterol. Óleo de coco recebe críticas mistas sobre se isso beneficia o seu coração ou aumenta o risco de doença cardíaca, dependendo do site que você lê.
A maioria dos óleos de coco vem da fruta seca, embora o óleo produzido a partir de fresco coco, às vezes é chamado de óleo de coco virgem.
Nutrição
O óleo de coco contém principalmente gordura saturada, com 13,6 gramas de gordura em 1 colher de sopa de óleo, informa o Banco de Dados Nutritivo Nacional do USDA. Tem 117 calorias de gordura. Menos de 7% das calorias diárias devem vir de gordura saturada, segundo a American Heart Association. Se você consumir uma dieta média de 2.000 calorias, uma colher de sopa de óleo de coco fornece 6%, ou quase todas as suas diárias.
Fat Types
Seu corpo produz gorduras saturadas nas quantidades necessárias. A gordura saturada é desnecessária e pode aumentar o risco de doença cardíaca, segundo os relatórios da Harvard School of Public Health. Os cocos são um dos poucos alimentos vegetais que fornecem gordura saturada; A maioria das gorduras saturadas provém de animais e produtos lácteos. O óleo de coco tem níveis mais elevados de gordura saturada do que manteiga ou banha, de acordo com um relatório da Harvard Health Publications. Gorduras insaturadas contêm ácidos graxos ômega-3, que seu corpo não pode produzir e deve vir de sua dieta.
Todas as gorduras elevam os níveis de lipoproteína de alta densidade, ou HDL, a gordura “boa” , de acordo com a Harvard School of Public Health. As gorduras insaturadas também diminuem os níveis de LDL, o que os torna uma melhor escolha alimentar. Um estudo feito em ratos, publicado em setembro de 2004 "Bioquímica Clínica", descobriu que o óleo de coco diminuiu o LDL, mas estudos humanos semelhantes ainda precisam ser feitos.
Considerações
Proponentes do óleo de coco dizem que o O tipo de gordura saturada que contém estimula o metabolismo e é rapidamente queimado para energia. Essas alegações não foram comprovadas e permanecem anedóticas. Até que os estudos provem o contrário, trate o óleo de coco como qualquer outra gordura saturada e limite a quantidade, como faria com qualquer outra gordura saturada. O Centro para a Ciência no Interesse Público relata que, embora o óleo de coco tenha aumentado os níveis de colesterol bom, também é descoberto que ele eleva os níveis de colesterol ruim, portanto você deve ser cauteloso ao usá-lo até que mais estudos estejam disponíveis.