Os tipos de gorduras que você come podem afetar sua saúde em grande estilo. De um modo geral, mesmo a gordura saturada fornece benefícios porque o seu corpo requer gordura para vários propósitos importantes. Certas gorduras saturadas em alimentos como coco e óleo de coco podem contribuir para a boa saúde, mas não há evidências suficientes para tirar conclusões definitivas. Como a gordura saturada geralmente tem um efeito negativo sobre o colesterol no sangue, você ainda deve consumi-la com moderação.
O papel da gordura no corpo
Seu corpo usa gordura saturada, junto com outros tipos de gordura, para um variedade de finalidades importantes, explica o médico William Sears em seu site. A gordura serve como fonte de energia. Também desempenha um papel fundamental na produção das membranas que envolvem as células do seu corpo, incluindo o cérebro. A gordura também mantém a pele saudável, protege os órgãos e ajuda na produção de hormônios, os mensageiros químicos envolvidos em todos os processos do corpo. A Escola de Saúde Pública de Harvard observa que o corpo produz toda a gordura saturada de que necessita e o excesso que você recebe na dieta, particularmente de alimentos de origem animal, é problemático porque quantidades elevadas levam a níveis elevados de colesterol ruim. Óleo de coco e doenças cardíacas O óleo de coco contém um tipo diferente de gordura saturada do que a encontrada em produtos de origem animal. Essas diferenças podem tornar esse tipo de gordura boa para você, em vez de algo que você deve evitar. O médico Joseph Mercola, em uma reportagem do Huffington Post, relata que pesquisas sobre a dieta e incidentes de doenças cardíacas em indivíduos das ilhas do Pacífico Sul revelaram taxas muito baixas de doenças cardíacas, embora algumas tenham até 60% de suas doenças cardíacas. calorias totais de coco rico em gordura saturada.
Um estudo mais antigo, publicado na edição de outubro de 1997 de "Tropical Doctor", observou um aumento da incidência de doença coronariana em uma área particular da Índia. Os pesquisadores teorizaram que o alto consumo de gordura saturada do óleo de coco era provavelmente responsável. Seu estudo consistiu em comparar a ingestão de coco e óleo de coco em pacientes com doenças cardíacas e indivíduos saudáveis. Seus resultados sugerem que o consumo de óleo de coco foi semelhante entre os dois grupos, sugerindo que algum outro fator não descoberto é responsável pelo aumento da incidência da doença.
Triglicérides de cadeia média e perda de peso O tipo de gordura saturada encontrado no óleo de coco é chamado de triglicerídeos de cadeia média. O nutricionista Jonny Bowden explica que o corpo usa esse tipo de gordura principalmente como fonte de energia imediata, semelhante aos carboidratos, mas sem o pico de insulina que acredita-se contribuir para o ganho de peso.
Pesquisas limitadas sugerem que acrescentar esse tipo de gordura para sua dieta pode ajudar na perda de peso. Dois estudos da mesma equipe de pesquisadores canadenses, publicados na edição de janeiro de 2003 e de dezembro de 2003 do The International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders, testaram os efeitos da adição de triglicerídeos de cadeia média na forma de óleo de coco outros tipos de gordura em sujeitos masculinos e femininos. Os pesquisadores descobriram que o óleo de coco parecia aumentar a oxidação de gordura, o que ajudaria a reduzir o armazenamento de gordura e a aumentar a quantidade de calorias queimadas. Esses efeitos não devem ser vistos como uma solução rápida, mas sim uma mudança dietética potencial a longo prazo que poderia promover a perda de peso e ajudar a manter um peso saudável.
Considerações
Mesmo se a gordura saturada encontrada no coco o óleo prova ser uma versão mais saudável da gordura saturada encontrada em produtos de origem animal, a gordura de todos os tipos tem duas vezes mais calorias do que proteínas ou carboidratos. Se você decidir incluir mais dessas gorduras em sua dieta, reduza a ingestão de outros tipos de acordo para evitar consumir muito desse nutriente.