Evitar alimentos feitos com óleo vegetal parcialmente hidrogenado tornou-se um foco para muitos consumidores. A hidrogenação parcial do óleo vegetal cria gordura trans, uma substância conhecida por aumentar o risco de doenças cardíacas. Embora os óleos parcialmente hidrogenados tenham sido considerados uma alternativa mais saudável às gorduras saturadas, os fabricantes de alimentos estão começando a eliminar essas gorduras insalubres. Eles ainda podem ser encontrados em uma variedade de alimentos processados, no entanto.
Fried Foods
O processo de hidrogenação foi desenvolvido no início de 1900, e um dos primeiros produtos de consumo para usar a gordura foi encurtamento de vegetais. No final dos anos 1950, a American Heart Association recomendou pela primeira vez a redução das gorduras na dieta, especificamente as gorduras saturadas. Como resultado, quase 30 anos depois, na década de 1980, muitos restaurantes de fast food começaram a mudar de gordura saturada para óleos vegetais parcialmente hidrogenados para fritar. Na época, óleos vegetais parcialmente hidrogenados eram considerados uma alternativa mais saudável à banha, que contém grandes quantidades de gordura saturada. Como resultado, hoje muitos restaurantes de fast-food ainda usam gorduras trans para fritar alimentos como batatas fritas e donuts.
Alimentos Processados e Embalados
As gorduras trans têm várias vantagens técnicas, especificamente para alimentos processados e processados. alimentos embalados. Uma das vantagens mais notáveis dos óleos parcialmente hidrogenados é a sua capacidade de agir como conservante. Isso permite que os fabricantes mantenham os alimentos nas prateleiras por mais tempo antes de serem vendidos. Além disso, as gorduras trans podem adicionar textura e sabor aos alimentos, tornando-os mais desejáveis para os consumidores. Embora óleo vegetal parcialmente hidrogenado possa ocorrer em quase todos os alimentos processados ou embalados, ele é usado rotineiramente em certos tipos de alimentos.
Principais infratores
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças observam que os americanos consomem, em média 1,3 gramas de gordura trans artificial por dia, com os principais contribuintes sendo alimentos fritos, pizzas congeladas, bolos, biscoitos, margarinas e cremes, torta, cobertura pronta para uso e cremes de café. A American Heart Association observa que bolachas, bolos e bolachas também são especialmente propensos a serem feitos com óleos parcialmente hidrogenados. De acordo com a Food and Drug Administration dos Estados Unidos, salgadinhos como pipoca de microondas e produtos assados tipicamente contêm gorduras trans. Evitando óleos parcialmente hidrogenados
Em novembro de 2013, o FDA decidiu proibir o uso de gorduras trans em alimentos devido aos seus efeitos nocivos para a saúde. Mas haverá um período de tempo antes que as gorduras insalubres sejam completamente eliminadas do sistema alimentar. Enquanto isso, os consumidores podem ler os rótulos dos fatos nutricionais e escolher produtos com zero grama de gordura trans. Além disso, é uma boa idéia verificar as listagens de ingredientes, já que "0 gramas de gordura trans" pode ser listada pelos fabricantes se o produto contiver menos de 0,5 grama de gordura trans por porção. Evite qualquer produto que use as palavras "parcialmente hidrogenado".