Gorduras compõem uma parte importante da sua dieta. Eles servem como uma fonte potencial de energia e combustível para as células, e alguns tipos desempenham um papel na saúde do cérebro, do coração e dos vasos sangüíneos. As gorduras e óleos que você consome contêm moléculas chamadas de ácidos graxos, com cada fonte de alimento, muitas vezes contendo uma variedade de tipos de ácidos graxos. Um tipo de ácido graxo saturado presente em muitos alimentos comuns é o ácido palmítico.
Carnes
Uma fonte de ácido palmítico é a carne, incluindo carnes de aves, bovinos e de caça. A quantidade de ácido palmítico encontrado na carne depende da sua fonte, bem como o método usado para preparar o alimento. Cortes gordurosos de carne vermelha, assim como de aves de capoeira, normalmente contêm níveis relativamente altos de gordura saturada e contêm grandes quantidades de ácido palmítico. Para diminuir a ingestão de ácido palmítico ao consumir carne, retire a pele e a gordura visível da carne, e selecione cortes magros de carne vermelha.
Laticínios
Outra fonte dietética de ácido palmítico é laticínios. O leite de vaca naturalmente contém ácidos graxos saturados, de modo que tanto o próprio leite quanto os alimentos feitos a partir do leite normalmente contêm ácido palmítico. Alimentos como sorvete ou manteiga podem provar fontes especialmente ricas de ácidos graxos, já que esses alimentos contêm altos níveis de gordura láctea. Para evitar o consumo excessivo de ácido palmítico ao consumir produtos lácteos, escolha opções com baixo teor de gordura, como gordura reduzida ou leite desnatado. O ácido palmítico também é encontrado em alguns óleos vegetais. Entre estes é o óleo de palma, extraído de frutos de palmeiras. Como resultado do seu conteúdo de ácidos graxos saturados, muitos óleos de palma e coco parecem sólidos à temperatura ambiente e somente assumem forma líquida em temperaturas mais altas. Vários outros óleos vegetais, incluindo óleos de soja, oliva, milho e amendoim, contêm quantidades muito pequenas de ácido palmítico.
Conselhos de Admissão
O consumo excessivo de ácido palmítico pode ter um efeito negativo na sua saúde. Como uma gordura saturada, ela pode elevar os níveis de colesterol de baixa densidade em sua corrente sanguínea. Para ajudar a limitar os efeitos negativos do ácido palmítico, bem como outras gorduras saturadas, a Escola de Saúde Pública de Harvard recomenda limitar o consumo de gordura saturada a menos de 7% da sua ingestão calórica. Em vez de consumir manteiga e outros alimentos ricos em ácido palmítico, escolha óleos vegetais com baixo teor de ácido palmítico.