casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Como a gordura poliinsaturada afeta o HDL e o LDL?

As gorduras poliinsaturadas são gorduras saudáveis ​​encontradas em alimentos vegetais e peixes. Quimicamente, as gorduras poliinsaturadas são únicas porque contêm mais de uma ligação dupla entre os átomos de carbono. Coma alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Estes tipos de gordura têm efeitos benéficos em seus níveis de colesterol. Verifique com seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.

Colesterol LDL

Lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, colesterol pode ser prejudicial em seu corpo. Seu corpo usa o LDL para transportar colesterol do fígado para o resto do corpo. As células em todo o corpo utilizam o colesterol para criar novas células e reparar os danos. Se você tem muito LDL no sangue, ele pode se ligar às paredes de suas artérias e causar acúmulo de placa. Isso pode levar à aterosclerose, ataque cardíaco ou derrame. LDL é comumente referido como o colesterol "ruim". Seu nível de colesterol LDL está diretamente relacionado à sua dieta. Gorduras insalubres, como gorduras trans e gorduras saturadas, podem realmente aumentar o LDL em seu corpo. Seu médico irá verificar seus níveis de colesterol a cada cinco anos, se você é geralmente saudável. Idealmente, o seu colesterol LDL deve ser inferior a 100 mg /dL, de acordo com a American Heart Association.

Colesterol HDL

High-density lipoproteína, ou HDL, o colesterol é o benéfico "bom" colesterol que percorre sua corrente sanguínea. O HDL percorre seu corpo, pega o excesso de colesterol LDL e o transporta para o fígado. De lá, ele é quebrado e descartado. O colesterol HDL protege seu corpo de doenças crônicas e pode diminuir o risco de doença cardíaca. Seu nível de HDL deve ser superior a 60 mg /dL

Efeitos de gordura poliinsaturada

Gorduras poliinsaturadas não elevar o colesterol LDL "ruim" em seu corpo e pode realmente ajudar a aumentar o colesterol HDL. Um tipo de gordura poliinsaturada conhecida como ácido graxo ômega-3 é especialmente benéfico para os níveis de colesterol. A Escola de Saúde Pública de Harvard relata que consumir gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, em vez de uma quantidade elevada de carboidratos, pode reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Para uma saúde cardíaca ideal, 8 a 10% do total de calorias devem ser provenientes de gordura poliinsaturada.

Fontes de alimentos

As gorduras poliinsaturadas são encontradas em óleos vegetais, como milho e azeite, bem como nozes. sementes de girassol, pistaches e flaxseeds. De acordo com um estudo publicado pelo American College of Nutrition em 2007, consumindo 2 a 3 oz. de pistache por dia pode melhorar o colesterol e diminuir o risco de doença coronariana. Peixe gordo, como salmão, arenque e atum, contém ácidos graxos ômega-3. Outras considerações Embora as gorduras poliinsaturadas tenham efeitos benéficos sobre o colesterol, elas ainda são ricas em calorias. Cada grama de gordura fornece 9 calorias. A American Heart Association recomenda limitar sua ingestão de gordura a 25 a 35% do total de calorias. Com base em uma dieta de 1.800 calorias, você deve ter 50 a 70 g de gordura por dia. A maior parte da gordura que você come deve ser gordura monoinsaturada ou poliinsaturada.