As moléculas de gordura são grandes e complexas. Os ácidos biliares do fígado primeiro dissolvem a gordura em compostos minúsculos. Então, as enzimas pancreáticas e intestinais dividem as moléculas ainda mais em ácidos graxos ou colesterol. Neste ponto, os ácidos biliares saltam novamente, combinando-se com o ácido graxo ou moléculas de colesterol, permitindo que eles absorvam no revestimento intestinal chamado mucosa. Depois que eles passam, eles se reconstroem em moléculas maiores e se absorvem em vasos sanguíneos linfáticos perto do intestino, onde se dispersam em veias no peito ou se depositam como gordura em várias áreas do corpo.
Ácidos Graxos e Colesterol | A ingestão de gorduras fornece ácidos graxos essenciais que são necessários para as funções cotidianas, mas não são feitos em seu corpo. Algumas das gorduras que você consome digerem e decompõem em ácido linoleico e linolênico. Esses tipos de ácidos graxos ajudam a controlar a inflamação, apoiam o desenvolvimento normal do cérebro e permitem que o sangue coagule normalmente. O colesterol é uma substância gordurosa que você precisa para produzir hormônios, além de dar força e estrutura às paredes das células e das artérias. Enquanto você precisa de algum colesterol em seu corpo, tudo que você precisa é produzido em seu fígado. Qualquer colesterol adicional que você consome ou se acumula nas paredes das artérias - uma condição chamada aterosclerose - ou é discriminado e excretado.
Tipos de gordura
Alguns tipos de gorduras são melhores para você do que outros. Limite as gorduras saturadas e trans na sua dieta. Estas gorduras "ruins" insalubres aumentam seu colesterol total, aumentam a lipoproteína de baixa densidade prejudicial, ou LDL, colesterol e aumentam suas chances de ter doenças cardíacas. As gorduras trans são particularmente ruins para você, uma vez que não só aumentam seus níveis de LDL, mas também diminuem a lipoproteína de alta densidade, ou HDL, no sangue. HDL é o colesterol "bom" que desempenha um papel em livrar seu corpo do excesso de colesterol LDL. Substituir essas gorduras nocivas por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas benéficas, ou MUFAs e PUFAs, pode melhorar os níveis de colesterol no sangue, reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e, finalmente, diminuir o risco de doenças cardíacas.
Quanto custa
Como a gordura tem tantos papéis importantes em seu corpo, garanta que cerca de 20 a 35% de suas calorias totais sejam provenientes de gordura, sugere o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Todas as gorduras, boas ou ruins, fornecem 9 calorias por grama. Se a sua dieta consistir em 2.000 calorias diárias, você poderá ter de 44 a 78 g de gordura ao longo do dia.