Nos últimos anos, você provavelmente já ouviu falar muito sobre gorduras trans, um tipo de gordura que demonstrou diminuir os níveis de HDL, ou colesterol bom, e elevar os níveis de LDL, ou colesterol ruim. A American Heart Association, ou AHA, aconselha a reduzir a ingestão dessas gorduras para reduzir o risco de doença cardíaca, derrame e diabetes tipo 2. As gorduras trans resultam quando você adiciona hidrogênio ao óleo vegetal - isso cria uma gordura mais estável que mantém os alimentos mais frescos e prolonga a vida útil dos produtos embalados. Essas gorduras também ocorrem naturalmente em pequenas quantidades em alguns alimentos. A AHA sugere que você limite a ingestão a menos de um por cento da ingestão calórica total diária.
Alimentos preparados comercialmente
Muitos alimentos preparados comercialmente como biscoitos, bolos, congelados, batatas fritas e biscoitos contêm gorduras trans, assim como encurtamento e muitos tipos de margarina. Se a lista de ingredientes menciona qualquer tipo de óleo, margarina ou gordura parcialmente hidrogenados, esse alimento contém essa gordura perigosa com certeza. Procure por marcas mais saudáveis que incluam ingredientes mais naturais e evitem totalmente as gorduras trans. Se você quiser fazer um esforço sério para evitar essas gorduras, aumente sua ingestão de alimentos frescos e integrais, em vez de obter a maior parte de sua nutrição de alimentos processados e preparados.
Fast Food
Os fast foods representam um das fontes mais ricas de gorduras trans. A maioria dos estabelecimentos prepara os alimentos em óleo parcialmente hidrogenado para maximizar a frescura. O Centro de Educação em Saúde da Universidade da Pensilvânia observa que uma porção média de batatas fritas contém 14,5 gramas de gorduras trans. Pipoca de cinema também contém gordura trans.
Gorduras trans ocorrem naturalmente no sistema digestivo de muitos animais, incluindo vacas. Isso significa que os produtos lácteos, como a manteiga e muitos tipos de carne, conterão essas gorduras, embora em quantidades muito menores do que os alimentos preparados com as versões produzidas industrialmente. A Associação Americana do Coração observa que essas gorduras trans naturais não parecem apresentar os mesmos riscos para a saúde de seus equivalentes fabricados.